Resenha - A Moderna Ciência do Yoga | William J. Broad - Editora Valentina

Os Riscos e as Recompensas - Uma avaliação inédita e imparcial da prática milenar - William J. Broad

Neste surpreendente livro sobre yoga, William Broad, praticante desde 1970, nos mostra, a partir da visão de um premiado e experiente jornalista do caderno de Ciência do New York Times, que, apesar dos enormes benefícios, os riscos da prática do yoga não podem nem devem ser ignorados. Uma obra que levou cinco anos para ser escrita, 

A Moderna Ciência do Yoga nos apresenta um amplo quadro que mostra mais de um século de meticulosa pesquisa e apresenta a leigos e praticantes uma visão imparcial dessa prática milenar. O livro celebra o que é real sem deixar de expor o que é ilusório. Descreve o que é edificante e benéfico e revela o que é controverso e muitas vezes perigoso, sem deixar de explicar os porquês. Lança luz sobre benefícios pouco conhecidos do yoga, como a melhora do humor e o estímulo à criatividade, e não deixa de nos alertar sobre os movimentos que podem aleijar e até matar. 

Como é comum durante investigações científicas, alguns mistérios surgiram ao longo da preparação desse estudo inédito: seriam a animação suspensa e o êxtase sexual sem limites capacidades humanas latentes? Prepare-se para uma instigante viagem que vai leva-lo dos velhos arquivos de Calcutá até centros de pesquisa médica de última geração, de famosos ashrams a impecáveis laboratórios, de deliciosos estúdios de yoga com renomados professores a salinhas de curandeiros. 

O livro também descortina a burguesa indústria global do yoga, que atrai não somente cientistas curiosos como também fervorosos praticantes e embromadores carismáticos. Em essência: derruba mitos, apresenta benefícios inesperados e uma emocionante visão crítica sobre como essa prática ancestral pode – e deve – ser desenvolvida.

Yoga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia. A palavra está associada com as práticas meditativas tanto do budismo quanto do hinduísmo. No hinduísmo, o conceito se refere à uma das seis escolas ortodoxas da filosofia hindu, e à sua meta rumo ao que esta escola determina como suas práticas. Fora da Índia, o termo yoga costuma ser associado tipicamente com o Hatha Yoga e suas asanas  - posturas -, ou como uma forma de exercício.

Tenho vontade de conhecer a yoga há muitos anos, assim como a prática da meditação. Porém, é difícil de ser encontrada de uma forma que não seja interligada a religiosidade. Solicitei esta obra em parceria com a editora Valentina para conhecer mais à fundo sobre essa prática milenar que inspira pessoas de todas as idades ao redor do mundo. 

Com a obra pude conhecer as vantagens - inúmeras - e desvantagens - minoria, incluindo o risco de se machucar - dessa prática. Você sabia que a yoga é capaz de ajudar uma pessoa a perder peso? Ao saber, fiquei surpresa, confesso, e a curiosidade foi só aumentando com o passar das folhas. Além disso, a obra é composta por ilustrações que nos ajudam a compreender mais facilmente o que está sendo dito. 

Sobre a Editora

"A busca por livros inesquecíveis e entretenimento de alta qualidade nos leva a prazerosamente garimpar pelo mundo, todos os dias, o melhor da literatura de entretenimento, sem preconceitos.

E, para não ficar ninguém de fora, procuramos um mundo de temas: urban fantasy, distopia, paranormal, romances femininos, thriller, chick-lit, pets, religiosidade, biografia, bem-estar, steampunk... Sem esquecer, logicamente, os nossos xodós: romances que abordam a juventude contemporânea e ganham vida fora do livro - muitas vezes vão parar nas salas de aulas – com discussões fundamentais sobre os adolescentes, seus sonhos, seus medos, seus dramas e, principalmente, suas paixões.

É verdade, já deu para perceber, que a gente ama de paixão a literatura juvenil, mas nosso catálogo é eclético e moderno: tem diversão e cultura para quem está começando, aos 6 anos de idade, e também para quem já passou dos 100. Ah! E tem para quem quer chegar lá, certo? Tem tudo que, de alguma forma, faz da leitura um momento único e insubstituível.

Au-au, rrrrr, au-au-au, ou melhor, muito prazer, somos a VALENTINA."


2 comentários:

  1. Aqui na academia onde eu trabalho tem Yoga e as pessoas que praticam dizem que é revitalizante! Um dia tenha que provar também! rs


    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. muito bom artigo e eu adorava quando eu estava lendo

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?