Resenha - A História da Medicina | Anne Rooney

Das primeiras curas aos milagres da medicina moderna    
   
Durante milhares de anos, as pessoas buscaram formas de superar as doenças e transtornos do corpo com métodos que variavam entre encantamentos, talismãs e curas com ervas até antibióticos, vacinas e transplantes de órgãos. A História da Medicina traça nosso progresso notável ao longo da descoberta médica. Em uma narrativa fascinante, ela descreve os principais desenvolvimentos e avanços no entendimento de nossos próprios corpos.

Os tópicos incluem as primeiras cirurgias – quando perfurar uma cabeça para permitir a saída dos demônios era o auge da sofisticação cirúrgica; Modelos históricos do corpo e de doenças; A chave está nos corpos mortos – o papel da dissecação na descoberta médica; Diagnóstico – como os médicos aprenderam a ler os sinais de doenças; Pestes e pandemias ao longo da história; Teoria do germe e contágio – descobrindo um mundo oculto; Como o corpo pode se voltar contra si mesmo; Escarificadores, sanguessugas, larvas e outros tratamentos nojentos; Farmacopeia da natureza; Enfermagem – Florence Nightingale. Estas páginas trazem também, em detalhes, as histórias de personalidades que definiram o mundo da medicina, entre elas, cientistas, cirurgiões, médicos e, evidentemente, pacientes.

A História da Medicina traça nosso progresso notável ao longo de descoberta médica. Em uma narrativa fascinante, ela descreve os principais desenvolvimentos e avanços no entendimento de nossos próprios corpos.

"A primeira menção ao câncer foi feita no Papiro de Ebers (c. 1500 a.C), o qual descreve o câncer de mama e prossegue, declarando que a condição é efetivamente intratável. Essa perspectiva se manteve durante milênios e continua sendo um dos maiores desafios enfrentados pela ciência médica. Durante anos, o único tratamento para o câncer foi a cirurgia, mas do início do século XX em diante os raios X têm sido usados para a terapia radioativa."


A medicina é uma das muitas áreas do conhecimento ligada à manutenção e restauração da saúde. Ela trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura das doenças humanas e animais num contexto médico. Ações de saúde pública e ambiental, incluindo a saúde animal, promoção, prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à integridade e bem-estar animais, além do controlo de sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano e animal compreendem a área da medicina da responsabilidade do profissional de saúde médico veterinário.

Em Portugal, a saúde oral, higiene, integridade dentária, a sua limpeza e profilaxia compreendem a área da medicina da responsabilidade do Médico Dentista, que é um profissional da saúde capacitado na área de odontologia, e apesar de ter um âmbito de ação semelhante, não deve ser confundido com o Médico estomatologista. Porém no Brasil, odontologia e medicina são profissões distintas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde não é apenas a ausência de doença. Consiste no bem-estar físico, mental, psicológico e social do indivíduo. É um estado cumulativo, que deve ser promovido durante toda a vida, de maneira a assegurar-se de que seus benefícios sejam integralmente desfrutados em dias posteriores. Nesse contexto, diretrizes de organizações supra-nacionais compostas por eminentes intelectuais do globo relacionados à área de saúde estabeleceram um novo paradigma de abordagem em medicina.

"A Medicina não é apenas uma ciência; também é uma arte. Não consiste em fazer pílulas e emplastos; trata do próprios processos da vida, que dever ser entendidos antes de poder ser guiados." - Paracelso (1493 - 1541)

Concordo perfeitamente com a frase acima, e é algo que realmente o livro acaba exemplificando. A Medicina é a profissão mais valiosa de todos os tempo, mas infelizmente os profissionais da área não são recompensados à altura dessa afirmação. 

2 comentários:

  1. Olha, me interessei MUITO pelo livro. Gostaria de fazer medicina, porém acabei desistindo, mas mesmo assim sou apaixonada pela área! É uma boa pedida este livro!

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma excelente obra para quem curte/estuda/atua a área da saúde!

      Abraço

      Excluir

O que você achou da postagem?