Resenha - O Nome do Vento | Patrick Rothfuss

A Crônica do Matador do Rei - Primeiro Dia

Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso.

Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.

Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. 

Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. 

Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.

"Já resgatei princesas de reis adormecidos em sepulcros. Incendiei a cidade de Trebon. Passei a noite com Feluriana e saí com minha sanidade e minha vida. Fui expulso da Universidade com menos idade do que a maioria das pessoas consegue ingressar nela. Caminhei à luz do luar por trilhas de que os outros temem falar durante o dia. Conversei com deuses, amei mulheres e escrevi canções que fazem os menestréis chorar.

Vocês devem ter ouvido falar de mim."

Sinceramente eu não pensava em ler esta obra, até porque não faz o meu estilo literário, portanto, após inúmeras rodas de chás e livros com amigos, me senti extremamente atraída por ela. Pois é, o pessoal conseguiu me convencer a lê-lo e, foi muito mais do que eu esperava. Então, espero que eu consiga expressar, de forma indireta, todas as minhas sensações ao ler esse magnífico livro.

"O Nome do Vento" é o primeiro livro da trilogia "A Crônica do Matador do Rei". Uma obra com o enredo fascinante e rico em detalhes. Um mundo mágico. O autor consegue descrever em 650 páginas o que poderíamos, enquanto seres-humanos - incapazes de contar em três dias -, refazer as acontecimentos, ações e gestos, por ora simbólicos, em pelo menos uma década. Ou, talvez, nem mesmo isso. 

“- Minha história dentre todas as coisas é de sofrimento - eu vivi muitas coisas, fiz muitas coisas; se você quer escutar minha história, sente-se, vou contá-la em 3 dias.”

Apesar de ser uma estória fantástica, é indicada à todas as idades, principalmente aos jovens e adultos. Podem até achar estranho eu falar isso, mas realmente o livro me agradou bastante, desde a diagramação, quanto as folhas amarelas, capa lindíssima pelos queridos Victor Burton, Marc Simonetti / Bragelonne. 

Sobre o Autor


Patrick James Rothfuss é um escritor de fantasia americano. Ele é o autor da série A Crônica do Matador do Rei. O primeiro livro da série, uma trilogia, O Nome do Vento, que é também seu romance de estreia, fez grande sucesso e foi aclamado pela crítica, entrando para a lista dos mais vendidos do New York Times. O segundo livro da série, The Wise Man's Fear (no Brasil traduzido como "O Temor do Sábio"), foi publicado em 1º de março de 2011 nos Estados Unidos.


13 comentários:

  1. Meu deus sua resenha passou tudo o que eu acho que vou sentir com esse livro kkkkkk, amoo livros ricos em detalhes que nos deixam curiosos e satisfeitos ao máximo <3, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser uma série mundialmente reconhecida, eu até hoje não tive a oportunidade de ler...sniff, hehe.

    Vanessa - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, quando puder, não deixe de ler. Vai adorar!

      Abraço

      Excluir
  3. Parece ser legal!! Adoro o seu blog!! bjs, Aline

    ResponderExcluir
  4. Oi Wanessa!
    Parabéns pela resenha! :D
    Com certeza essa série tem tudo para ser um grande sucesso! Já comprei os dois livros e serão os próximos a serem lidos.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Wanessa,

    Li e resenhei esse livro no blog e estou com o segundo aqui na lista de espera....achei demais um dos meus favoritos...parabéns pela resenha...abraços.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei, Marco! Ainda não li o segundo, mas assim que lê-lo estarei postando a resenha aqui no site.

      Abraço

      Excluir
  6. Eu ja li o primeiro livro três vezes, e estou terminando de ler o segundo. Os livros são excelentes, e estou ancioso para que chegue o terceiro as livrarias.
    Recomendo a todos que gostam de viajar no mundo da leitura.

    ResponderExcluir
  7. Eu ja li o primeiro livro três vezes, e estou terminando de ler o segundo. Os livros são excelentes, e estou ancioso para que chegue o terceiro as livrarias.
    Recomendo a todos que gostam de viajar no mundo da leitura.

    ResponderExcluir
  8. Eu ja li o primeiro livro três vezes, e estou terminando de ler o segundo. Os livros são excelentes, e estou ancioso para que chegue o terceiro as livrarias.
    Recomendo a todos que gostam de viajar no mundo da leitura.

    ResponderExcluir
  9. Eu ja li o primeiro livro três vezes, e estou terminando de ler o segundo. Os livros são excelentes, e estou ancioso para que chegue o terceiro as livrarias.
    Recomendo a todos que gostam de viajar no mundo da leitura.

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?