Importantes programas de internet utilizados na escrita. Vale a pena conhecer!

Uma coisa que não pode faltar dias de hoje: a tecnologia. Mesmo o leitor e/ou escritor mais conservador hoje em dia, cede às facilidades tecnológicas de vez em quando. A modernidade nos ajuda muito em sua praticidade e, se podemos usufruí-la, aproveitemos então. Com tanta tecnologia, a leitura e a escrita tornaram-se muito mais práticas e objetivas. Não precisamos mais amassar inúmeras folhas de papel, perder certo tempo com a demora do manuscrito, esperar para poder ir a algum lugar e comprar o que deseja ler, etc.

A tecnologia deu-nos vantagens, então podemos (e devemos) aproveitá-las. Não desmereço o método mais conservador, mas por que não ambos? Aquele caderninho velho, aquela caneta falhando, e, para alguns, até aquela máquina de escrever não são mais obrigatórios. Você pode, sim, continuar com eles, mas porque não também aproveitar a praticidade que a tecnologia nos oferece? Principalmente no que diz respeito a organização.

Então, com este post, tenho por objetivo alcançar e ajudar aos que aproveitam a tecnologia e sua praticidade para ler e/ou escrever. E você, jovem que não gosta dos e-books, e do uso do computador para fins de escrita e leitura, é uma boa oportunidade para ver o lado bom disso tudo, e talvez, ceder à praticidade que nos é dada na atualidade.

Separei três programinhas básicos que, na minha opinião, todos deveriam conhecer:

O primeiro chama-se yWriter

Este programa é focado especificamente aos que amam se aventurar em uma boa, e organizada, escrita. Ele é um editor de textos – focado para a escrita na estrutura de novelas – muito útil para organizar com maior simplicidade e praticidade suas ideias e produções. Podendo ser chamado de “programa para escritores”, ele supre desde necessidades básicas que o autor tem, até algumas mais avançadas. Tendo a possibilidade de criar fichas dos seus personagens, cenários e descrições em geral, ele se torna muito útil e prático se você deseja escrever, por exemplo, um romance. Você terá um controle maior, melhor e mais detalhado de cada personagem, cenário, cena, acontecimento, aplicação psicológica e subjetiva, trama, descrição, ambiente, e tudo que você puder imaginar que contem em um bom livro. Ele também conta as páginas, salva automaticamente seus escritos e separa por data; permite anotações e observações individuais para cada objeto, salva separadamente cada escrito como descrição, rascunho, anotação e muito mais. 

Faça o download aqui.

Outro que temos por aqui é o Calibre

Este é um ótimo programa para amantes dos e-books. Podendo gerenciar e organizar seus livros digitais em vários formatos e lê-los no computador, ou em dispositivos móveis, você tem um ótimo aplicativo em mãos. Seu foco, entretanto, é  converter livros digitais para vários outros formatos. Se você, que possue tablet, iPad ou e-reader, está tendo complicações com o formato na hora da leitura, saiba: o Calibre E-book management é o programa que resolverá suas dores de cabeça. Válido também aos que fazem uso do Kindle, e querem inserir seus livros e arquivos mas estão em PDF ou Epub, o Calibre converte estes formatos para Mobi. Voalá!, boa leitura! É um programa prático, leve e de fácil manuseio.

Faça o download aqui.

Por último, temos o Biblioteca Pessoal

É o programa mais simples e leve – tendo sequer 1mb. Não só eu, mas acredito que muitos aqui também são "sistemáticos" com os livros. Gosto de mantê-los organizados, separados por importância, prioridade, autor e etc. A tecnologia, assim como eu já havia dito acima, nos possibilita grande praticidade; o Biblioteca Pessoal é exatamente para as pessoas que, assim como eu, gostam de praticidade e organização. Diga adeus àquele caderninho velho, amassado e todo rabiscado com os nomes dos seus livros já comprados, já lidos, que ainda há de comprar, etc. Com este programinha leve e simples você organiza todos os seus livros em uma lista super prática, podendo separá-los em gênero, autor, editora, ano e título do livro. E para os esquecidos ou que possuem muitos livros, pode-se manter uma ficha dos livros que já tenha lido. Resumindo: aos tem muitos e muitos livros, tanto físicos quanto digitais, e anseia por mantê-los organizados, o Biblioteca Pessoal será bastante útil!

Faça o download aqui.

6 comentários:

  1. Sem dúvida alguma são ferramentas utilíssimas.
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Célia. Aproveite-as, escrevendo e lendo muito.
      Abraços!

      Excluir
  2. Adorei essas dicas! Vou conhecer todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Roseli.
      Conheça-os e aproveite muito, são extremamente úteis e práticos para quem tem tecnologia em mãos. Abraços!

      Excluir
  3. Oi Cesare,
    eu uso o Calibre e ele está sendo muito útil pra mim =D
    Os outros programas q vc indicou eu ainda não conheço, mas fiquei interessada em sabre mais. Vou procurar.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joana.
      O Calibre é de fato muito útil, rs.
      Sim, faça isso... O Biblioteca será muito útil se tu for organizada e perfeccionista; o Yw se tu for escrever e quiser organizar seus escritos.
      Abraços!

      Excluir

O que você achou da postagem?