A história toda em um único livro


Está ficando cada vez mais difícil conseguir ler uma história toda num livro só, com começo, meio e fim. Essa tendência literária pós Harry Potter/Crepúsculo, de lançar livros em série, ficou interessante para autores e editoras, que vendem três ou mais livros em vez de um só, mas para nós leitores não tem sido muito agradável. Primeiro porque gasta-se muito mais, segundo porque quando você gosta do primeiro livro já fica naquela agonia para o lançamento do segundo. Aí quando lançam o próximo livro da série você já nem se lembra mais da história anterior ou está confundindo com outros livros que foram lidos durante a longa espera.


Atualmente eu tenho feito assim: só compro esses livros em série depois que já publicaram a história toda, independente da quantidade de volumes, porque aí já leio todos de uma vez. Claro que meu projeto às vezes falha. Por exemplo, no caso da série “Cinquenta tons” eu esperei os três lançamentos para começar a ler sem ansiedade, mas logo no primeiro volume desisti de ler os outros dois. Até hoje não entendo tamanho sucesso! 


Outro erro que cometi foi o de comprar um livro por gostar da história e não perceber que ele era seriado, foi o caso do livro “Delírio” (Lauren Oliver, editora Intrínseca). Comprei sem saber que era uma trilogia, amei a história e fiquei um ano esperando pela continuação, “Pandemônio”. Já acabei o segundo, mas confesso que fiquei o tempo todo pensando em quanto tempo eu levaria para conseguir ter o livro final em mãos. 


Estou sofrendo da mesma angústia com a trilogia “A Seleção”, (Kiera Cass, editora Seguinte) mas esse eu não comprei por não saber que havia uma sequência, mas simplesmente porque não resisti à resenha do romance e tive que me render. A continuação, “A Elite” está sendo lançada essa semana e eu já estou com o cartão de crédito pronto para fazer o pedido. Mas, eu já sei bem: quando puser as mãos nele já vou começar a pensar em quando poderei ter finalmente o desfecho da história em minhas mãos. E haja paciência para esperar!


Não sei se a minha ansiedade literária é que está acima da média ou se todos nós leitores estamos sofrendo do mesmo mal, só sei que assim que terminar essas duas trilogias, eu juro, só vou comprar livros com começo, meio e fim na mesma edição. Só me serve agora se for a história toda num livro só!

10 comentários:

  1. Gosto muito de suas análises e sinopses. Já adquiri e li vários livros depois de ler sua opinião! Excelente. Obrigada.
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Célia! Fico muito feliz!
      Abraços!

      Excluir
  2. Bem assim, minha série em 11 livros estou no oitavo, já tenho o nono, falta comprar o pré lançamento do 10 e 11 em inglês...pense numa angustia de acabar todos e não term mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sofrimento! Boa sorte na leitura, Aline!
      Abraços!

      Excluir
  3. Olá Bárbara, tudo bem?
    Pois é, você não é a única não :\
    A gente gasta e gasta muito mais quando se lê séries e a demora é eterna, porém eles são tão apaixonantes que até dá um orgulho e prazer de ter acompanhado.
    Mas as histórias de um único livro são bem melhores por ser rápido e com menos custo, além de nos envolver do mesmo modo que em séries!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A verdade é que não há quem não se apaixone por alguma série, né Thamires? Confesso que esse texto foi uma tentativa de convencer a mim mesma de não comprar mais séries. Vamos ver se eu consigo...rs
      O importante mesmo é nunca parar de ler!
      Abraços e obrigada!

      Excluir
  4. Bom final de semana...
    http://www.starfashionmakeup.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Meu primeiro neste estilo foi "Operação Cavalo de Tróia" e quando chegou no quinto eu desisti... já tinha me perdido completamente na história. Eu gosto de histórias seriadas mas concordo com vc sobre os inconvenientes. Agora ganhei As Crônicas de Gelo e Fogo completa e em breve irei me dedicar a ler todos os livros - enquanto aguardo as demais temporadas do seriado (Game of Thrones). Parabéns pela resenha Babi. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Boa sorte na leitura! A série Crônicas de Gelo e Fogo é das mais extensas no mercado hoje. Não deve ser nada fácil!
      Abraços!

      Excluir
  6. Meu primeiro neste estilo foi "Operação Cavalo de Tróia" e quando chegou no quinto eu desisti... já tinha me perdido completamente na história. Eu gosto de histórias seriadas mas concordo com vc sobre os inconvenientes. Agora ganhei As Crônicas de Gelo e Fogo completa e em breve irei me dedicar a ler todos os livros - enquanto aguardo as demais temporadas do seriado (Game of Thrones). Parabéns pela resenha Babi. Beijos

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?