Resenha - Jornada para a Meditação

Voltando para Dentro

Todos desejam paz interior, e a maioria das pessoas tem pelo menos uma vaga noção de que yoga e meditação podem ajudá-las a obter essa paz. Se você for uma delas (seja você um estudante experiente ou iniciante dos asanas), apreciará as ideias apresentadas pelo doutor em psicologia Rolf Sovik neste livro memorável. Esta coletânea de artigos extraídos das páginas da revista Yoga International fornece ferramentas básicas para iniciar uma prática de meditação ou enriquecer a que você já utiliza. 

Jornada para a Meditação inicia com uma descrição dos oito membros do yoga clássico, que começam com dois conjuntos de atitudes, depois tratam das necessidades do corpo, do sistema nervoso e da mente e, finalmente, avançam para as três fases do processo meditativo em si. Em seguida, o livro se desdobra em seções que seguem o mesmo modelo, em linhas gerais. Ao longo da leitura, somos apresentados a uma profusão de informações sobre tudo, desde o desenvolvimento de uma postura imóvel até as técnicas apropriadas de respiração, passando pela arte de relaxar e pelo significado dos mantras. Mas este livro faz mais do que instruir: ele inspira. No fim, o leitor compreenderá que, independentemente do que o inspirou ao começar a meditar, o ato ganha vida própria.
"A respiração pelo diafragma relaxada é a principal estratégia para trabalhar com a respiração durante períodos emocionais; entretanto, ela é aplicada de modo diferente de acordo com as várias emoções."
De que se trata a meditação? O que pode ser obtido com essa prática? E qual é a ligação entre a meditação, as posturas/asanas e outras práticas iogues? Essas são questões complicadas, surpreendentemente difíceis de responder, a não ser para o Rolf Sovik.

A meditação encontra-se no meio de dois pólos; a concentração e a contemplação. É comumente associada a religiões orientais. Há dados históricos comprovando que ela é tão antiga quanto a humanidade. Não sendo exatamente originária de um povo ou região, desenvolveu-se em várias culturas diferentes e recebeu vários nomes, floresceu no Egito (o mais antigo relato), Índia, entre o povo Maia, etc. Apesar da associação entre as questões tradicionalmente relacionadas à espiritualidade e essa prática, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso.

Com a prática da meditação podemos evitar/combater o estresse, a ansiedade, a tristeza, depressão, dentro outras coisas. Na obra Jornada para a Meditação aprendemos inúmeras estratégias práticas com ilustrações e posições corretas para que sejam feitos os exercícios, refinar sua postura e, claro, controlar a respiração.

Uma obra primordial aos que se rendem a correria do dia-a-dia e que, agora, visa melhorar a sua qualidade mental e espiritual. Sem dúvidas a meditação é o melhor caminho, e o "Jornada para a Meditação" ajuda você a alcançá-la!


Adquira já seu exemplar clicando aqui!

Sobre o Autor

Rolf Sovik, psicólogo, é direto espiritual do Himalayan Institute e Diretor adjunto do Himalayan Institute em Buffalo, Nova York. É formado em música, filosofia e psicologia. Colabora regularmente com a revista Yoga Internacional e é coautor do premiado Yoga: Dominando os Princípios Básicos (Madras Editora).  Sovik realizou um trabalho fantástico para comunicar tanto os aspectos práticos quanto os fundamentos filosóficos daquela poderosa mudança na consciência que denominamos de meditação.


Confira algumas músicas para meditação




6 comentários:

  1. Uma otima dica...


    http://vaidademedidacerta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Legal : )
    Obrigada pela visita, tem post novo comenta?
    http://www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
  3. Legal seu blog pode seguir o meu começei recente mente http://giovanaartesanato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia este livro.
    Por acaso tenho um livro sobre meditação e é fantástico.
    Este parece ser bom;)


    Bom fim de semana;)

    Beijinhos Grandes
    http://pinkstarnailsanastacia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,

    Não conhecia e parece nteressante...parabéns pela resenha..abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?