Resenha - Comida Vegetariana para Crianças

A alimentação tem sido cada vez mais tema de acaloradas discussões e debates. Todos os dias surgem artigos e publicações sob os mais diversos níveis de abordagem a respeito do consumo de alimentos de origem animal. É cada vez maior o número de pessoas em todo o mundo que tem substituído a dieta onívora pela vegetariana, seja por preservação ambiental, respeito aos animais, filosofia de vida, ou mesmo cuidados com a saúde. 

Atualmente, o vegetarianismo conta com o suporte de estudos científicos que demonstram o benefício da redução de carne vermelha e da gordura na dieta das pessoas. Pesquisas mostram que os vegetarianos apresentam menos riscos de desenvolver doenças cardíacas, hipertensão, obesidade, diabetes, câncer, desordens intestinais e osteoporose.

Comida Vegetariana para Crianças, de Sara Lewis, apresenta diversos conselhos práticos para as famílias que estão se iniciando nesse saudável estilo de vida, além de deliciosas receitas fáceis de preparar e que as crianças vão adorar. O livro é totalmente colorido e ilustrado, o que ajudará os pais a montarem pratos decorativos que incentivarão a garotada a comer legumes e verduras sem reclamar. 

Como muito aqui já sabem, sou vegetariana e, nada mais interessante em resenha um livro sobre comidas vegetariana para crianças. Agora vocês devem estar se perguntando o 'por quê' de uma criança não comer carne se contém vitamina A, D, E, K, C, B12, e complexo B, e além do mais, estão em frase de crescimento? Pois bem, além desses benefícios a carne também acarretam alguns males à saúde, um desses é que a carne vermelha é de difícil digestão, podendo levar dias. Contudo, quando às vitaminas, as mesmas podem ser encontradas em diversos alimentos, tornando assim ainda mais saudável.Veja abaixo algumas delas:

Vitamina A - é talvez a vitamina mais importante. Chama-se retinol e é facilmente transformada no corpo humano em ácido retinóico, que é a forma efetiva. Estudos mais recentes vêm mostrando que a vitamina A age como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças). 
Alimentos: Gema de ovos, leite, manteiga, melão, cenoura, brócolis, mamão, pêssego, abacate, espinafre, manga, maçã e etc.

Vitamina D (ou calciferol) - é uma vitamina que promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, atua também, como recentemente descoberto, no sistema imunológico, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. É uma vitamina lipossolúvel obtida a partir do colesterol como precursor metabólico através da luz do sol, e de fontes dietéticas. Funcionalmente, a vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. A vitamina D também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos.
Alimentos: Queijo, peixe, leite, brócolis, salmon e etc.

Vitamina  E - Ela previne o dano celular ao inibir a peroxidação lipídica, a formação de radicais livres e doenças cardiovasculares. Melhora a circulação sanguínea, regenera tecidos e é útil no tratamento de seios fibrocísticos, tensão pré-menstrual e claudicação intermitente. É possível obter dos alimentos as doses de vitamina E que combatem doenças cardíacas e o câncer, além de aumentar a resistência imunológica. 
Alimentos: Milho, azeite, amêndoa, nozes, brócolis e etc.

Vitamina K - Denota um grupo de vitaminas lipofílicas e hidrofóbicas, que são necessárias para a modificação pós-traducional de certas proteínas, principalmente necessárias para a formação de cabelos. A vitamina K2 (menaquinona, menatetrenona) é produzida normalmente pelas bactérias dos intestinos, e a sua deficiência na dieta é extremamente rara, a menos que os intestinos estejam muito danificados. A principal função da vitamina K, é no auxílio da coagulação de ferimentos e consequentemente um aumento na quantidade de plaquetas. Alimentos a base dessa vitamina são essenciais para o combate contra doenças como a Trombose, e a Trombocitopenia. Na formação capilar, ela dá força para os cabelos, incluindo pêlos pubianos. Outra função importante é o fortalecimento de unhas e dentes.
Alimentos: Mamão, morango, uva, kiwi, manga, alface, repolho, pimentão, babata, espinafre e etc.

Vitamina CSua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores. A carência desta vitamina provoca a avitaminose designada por escorbuto. É importante observar que a vitamina C (ácido ascórbico) é extremamente instável. Ela reage com o oxigênio do ar, com a luz e até mesmo com a água. Assim que é exposta têm-se início reações químicas que a destroem, daí o surgimento do gosto ruim no suco pronto. Estima-se que, em uma hora, quase que a totalidade do conteúdo vitamínico já reagiu e desapareceu, por isso é importante consumir as frutas ou o suco fresco feito na hora, deste modo, temos certeza que o teor de vitaminas está garantido. No caso das frutas, deve-se levar em conta o estado das mesmas (cascas, cor e etc.), caso estejam 'feridas' pode ser que já se encontre em estado avançado de reação e não tenha o 'teor' vitamínico que se deseja.
Alimentos: Laranja, kiwi, morango, acerola, goiaba, milho, beterraba, tomate e etc.

Vitamina B12 - Existe apenas nos vegetais que possuem associação com bactérias que a produzam, o que é mais comum em criações orgânicas. Mesmo assim, a quantidade de B12 nessa plantas cultivadas de forma orgânica é insignificante para as necessidades humanas. A soja e seus derivados também possuem a cobalamina em sua constituição porém como um análogo inativo de vitamina B12 e portanto inapropriado a digestão humana. Plantas não sintetizam nem armazenam vitamina B12, sendo a principal fonte desta vitamina nos animais por síntese microbiana. A restrição a fontes vegetais de B12 por veganos relevam ser insuficientes para atender as necessidades diárias. Os estudos incluem pesquisas sobre as bactérias intestinais humanas, spirulina, capim seco, cevada, nori e outras algas. Vários estudos de matérias-primas alimentares vegetarianos têm mostrado que alimentos crus não oferece nenhuma proteção especial. É difícil distinguir a verdadeira B12 de análogos que podem atrapalhar o metabolismo de vitamina B12. Infere-se que a B12 análoga presente nos vegetais prejudica a absorção da verdadeira B12, tornando as fontes vegetais insatisfatórias. A Vegan Society recomenda aos veganos consumirem alimentos enriquecidos ou suplementos vitamínicos.
Alimentos: Banana, batata, frango, peixe e etc.

Complexo B - O complexo B é um conjunto de oito vitaminas hidrossolúveis com importante ação no metabolismo celular. Antigamente, pensava-se que as vitaminas do complexo B, como são conhecidas, eram uma só vitamina, chamada de vitamina B. Depois, pesquisas mostraram que elas eram vitaminas quimicamente distintas que coexistem em alguns alimentos. As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. Também podem ser úteis nos casos de depressão e ansiedade. Ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal.

A obra "Comida Vegetariana para Crianças" é um guia prático de receitas para os papais e mamães prepararem para seus filhos - e para eles mesmos, claro. Composta por 192 páginas e mais de 100(cem) receitas deliciosas. Não deixe de conhecer!

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8 comentários:

  1. Bom dia!!

    Gostei da dica....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

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  2. Boa dica!

    Acredito que nas escolas, deveriam focalizar mais essa questão da merenda,possibilitando uma alimentação de qualidade!

    Quanto mais consome-se boa alimentação, mais o pontecial avança, falicitando a aprendizagem do educando! As escolas deveriam educar mais seus alunos a centralizar isso nas suas vidas!
    Beijos linda!!

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  3. fabuloso uma super dica...xeru da Rose

    http://blogtopodendo.blogspot.com.br/

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  4. Legal a resenha, super dica. Beijos =*

    http://dreamsofagirl-blog.blogspot.com.br/

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  5. Gostei bastante das dicas
    Meus parabéns

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

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  6. . nossa acho que iria adorar o livro, para mim mesma, já que não tenho filhos. bj. fique com DEUS.

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