Resenha - Cleópatra

A Mulher Cuja Beleza Inspirava Paixões e Selou o Destino de Impérios

Cleópatra foi a última rainha do Egito. Uma das personagens mais marcantes da dinastia lágida. Ela subiu ao trono em 51 a.C., após a morte do pai, Ptolomeu XII, permanecendo até sua morte, em 30 a.C. Era uma mulher extremamente vaidosa e utilizou sua beleza, inteligência e sedução para os interesses pessoais e políticos. Este romance narra a história de Cleópatra a partir de três papiros encontrados em uma tumba nas montanhas desertas da Líbia, atrás do templo e da cidade de Abidos, o suposto local de sepultamento de Osíris. Esses manuscritos foram registrados por Harmachis, o príncipe herói que era o legítimo herdeiro do trono na época de Cleópatra. Agora ele fala com você de sua tumba esquecida e conta a história de sua queda, o destino daquele que se esqueceu de seu Deus, de sua honra e de seu país, deixando-se seduzir pelos encantos da bela rainha. 


Esta narrativa sugere uma possível resposta a questões como: Que influência maligna e segredos nefastos estavam agindo, enfraquecendo, de forma contínua, a prosperidade de Cleópatra e cegando seu julgamento? Por que ela se lançou sobre o Ácio e Antonio a seguiu, abandonando a própria tropa e exército à destruição? Seria isso uma maldição dos deuses do Egito? Aqui você conhecerá a glória de Ísis de muitas formas. Harmachis, o egípcio condenado, saúda você que segue a estrada pela qual ele viajou.


Desde os primórdios do cinema que Cleópatra tem servido como tema de filmes. A primeira actriz a representar o papel de Cleópatra no cinema foi a francesa Jeanne d'Alcy num filme de dois minutos de Georges Méliès gravado em 1899. Este filme foi considerado como desaparecido durante muito tempo, mais foi redescoberto em 2005; nele é possível ver a profanação do túmulo da rainha, a sua múmia a ser queimada, surgindo do fumo produzido uma Cleópatra imortal.


Entre as principais obras literárias inspiradas na vida de Cleópatra encontram-se as peças de teatro Cléopâtre captive de Étienne Jodelle, Antônio e Cleópatra de William Shakespeare, Cleópatra de Sá de Miranda e Caesar and Cleopatra de George Bernard Shaw. Esta última obra, publicada em 1901, foi colocada em cena em 1946 em Londres, tendo sido protagonizada por Vivien Leigh. Na prosa saliente-se Une nuit de Cléopâtre do escritor francês Théophile Gautier e Cleopatra, de H. Rider Haggard. No desenho animado Asterix e Cleópatra, René Goscinny e Albert Uderzo retrataram a rainha como uma figura sedutora, mas caprichosa. 


Também há uma série de livros intitulados As memórias de Cleópatra, composta por três volumes: A filha de Ísis, Sob o signo de Afrodite e O beijo da serpente, lançada em junho de 2000 pela escritora Margaret George. Esses livros narram a vida de Cleópatra baseando-se em fatos e momentos históricos de seu reinado.


Essa é mais uma obra da editora Madras, e a primeira na qual faço a resenha. Agradeço-lhes pela oportunidade de estar divulgando os títulos da editora! Bom, é com muito orgulho que começo pela obra "Cleópatra", a qual eu adoro. Esse é um brilhante livro que narra toda a sua história, sem deixar passar nada. Uma mulher incrível e fascinante, assim como o subtítulo "A mulher cuja beleza inspirava paixões e selou o destino de impérios." Essa é uma grande oportunidade de nos aprofundar nesse marcante título que fora selado à muitos e muitos anos atrás. A Senhorita Cleopatra Thea Philopator, que nasceu 69 a.C.

Henry Rider Haggard nasceu em 22 de junho de 1856 e faleceu em 14 de maio de 1925. Foi um escritor britânico de sucesso, autor de obras importantes, como As Minas do Rei Salomão, O Anel da Rainha de Sabá, entre outras. Nesta obra, ele conta a história de Cleópatra, a famosa rainha do Egito que subiu ao trono aos 17 anos, após a morte de seu pai. Por causa da política, ela casou-se com seu irmão, Ptolomeu XIII, mas sua relação com o irmão/marido foi sempre conturbada, causando instabilidade política no país, o que levou Cleópatra a pedir ajuda a Roma. Como estratégia, ela se permitiu ser colocada dentro de um tapete que ofereceu como presente ao imperador Júlio César; este, ao desenrolá-lo, descobriu que era a própria Cleópatra o presente que recebera, caindo assim em seus braços como seu amante. 


Com a ajuda de Júlio César, ela matou Ptolomeu XIII e tornou-se a rainha de seu país. Após a morte de Júlio César, Cleópatra seduziu Marco Antonio, que controlava a parte oriental do Império Romano, e devolveu ao Egito alguns territórios dominados até então pelo Império Romano. Por causa disso, o Senado Romano declarou guerra à rainha do Egito. Derrotados por Otávio na Batalha de Ácio, Cleópatra e seu último marido, Marco Antonio, fugiram para o Egito, onde cometeram suicídio. Após as duas mortes, o Egito voltou a ser controlado por Roma.

Adquira já seu exemplar clicando aqui!

22 comentários:

  1. Parece um livro interessante para quem gosta de história como eu. Adoraria ler.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Wanessa,

    Essee um livro interessante que eu não conhecia...boa dica....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. parece ser bem interessante!

    beijos,
    http://placestyle.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante...
    Sério, eu sempre me interessei pelo "Antigo Egito", e todas ás suas lendas...
    Eu vou correr atrás deste livro!
    Muito BOM! :DD

    Jader Monteiro
    http://cinco-datarde.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu ja assisti, ée muito legal vei! *u*
    http://pinkpimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Está aí um livro que eu gostaria de ler e que acho realmente muito interessante e acredite, eu nme pensei que existisse em livro esta história...

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante, ela até hj inspira muita gente na moda. Bjoooooooo

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Eu adoro livros que abordem essa coisa histórica, que nos faça conhecer mais sobre outras culturas e personalidades marcantes. É bem interessante, e parece ser rico em informações... adorei!

    Ótima resenha!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Muito boa resenha!O livro deve ser legal tb!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Menina que legal adorei a resenha cleopátra devia ser um mulher surpreendente bjos
    http://www.explodindoglamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. adorei a resenha, nunca li este livro ^^ hihi
    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi
    eu não conhecia o livro
    mas é bem interessante!

    Lucas
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adoroooo historia. Ainda mais desse periodo! Adorei a dica, alias, adoro o blog, é escelente! Nem sempre deixo mensagens mas sempre passo por aqui!

    beijão!

    Aline
    www.abestilo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Parece ser bem interessante, gostei!
    Beijo, tenha uma ótima semana
     Just Carol

    ResponderExcluir
  15. Adoreii a resenha,o livro deve ser ótimo!
    beijão
    http://anaclaudiac.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Mega interessante, se não estivesse com tantas coisas para ler e fazer leria já! =]
    Beijos querida! ♥
    Sorteio de kit da Koloss, participa? *_*
    http://makesdasrtanath.blogspot.com
    | Makes e Maiss
    *Obrigada por participar do sorteio, boa sorte!

    ResponderExcluir
  17. Achei a resenha muito legal (:
    http://www.tudoofake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá flor,adorei a dica
    Parece ser bom esse livro!!
    estou curtindo sua fana page.
    beijinhos♥
    http://dessajoliiee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ah, particularmente adoro Cleópatra e por incrível que pareça até hoje ainda não li nada sobre ela. Porém adorei a sua resenha, fiquei bem curiosa, sem dúvida assim que minha fila de leitura diminuir irei ler esse livro.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  20. amei teu blog... muito mesmo, depois se der da uma olhada no meu... bjs. http://intensevery.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?