Resenha - Jornalismo Organizacional

Cada vez mais as organizações se dão conta de que é preciso falar a mesma língua de seus funcionários, e quanto mais eficiente for a comunicação entre empresa e colaboradores, maior será o sucesso de todas as outras etapas na busca por resultados. Mas essa correlação foi ganhando espaço nas organizações em decorrência do trabalho de jornalistas especializados, ao delinear situações e evidenciar carências. Resultado dessa percepção, o livro Jornalismo organizacional – Produção e recepção, lançamento da Summus Editorial, da doutora em Comunicação Marlene Branca Sólio, apresenta o tema sob dois prismas: da produção e da recepção.

Durante anos de pesquisa e prática nesse universo, Branca identificou potencialidades a serem exploradas por jornalistas, profissionais de gestão de pessoas e, mais do que isso, orientações essenciais para incrementar o currículo dos cursos de Comunicação, deficientes de material específico. As experiências foram registradas no livro para propor uma visão crítica do fazer jornalístico institucional, ao mesmo tempo em que explora o ambiente das organizações na busca de elementos a serem aprimorados. Para tanto, ela analisou as produções dos informativos dirigidos aos funcionários e ainda investigou como acontece a recepção desse conteúdo.

“A proposta do livro é ser uma fonte de reflexão sobre o fazer jornalístico”, explica Branca, dedicada a reunir as principais orientações para essa prática. Segundo ela, a comunicação deficiente interfere no desempenho da empresa e pode até comprometer a imagem ao revelar problemas estruturais. “O mau trabalho de informação pode ser causa ou consequência de percalços”, afirma, “da mesma forma, a Comunicação adequadamente desenvolvida pode propiciar diagnósticos que identificam falhas e permitem ajustes, portanto, uma importante ferramenta.”

Este livro apresenta uma visão crítica do jornalismo produzido nas organizações. De forma objetiva, a autora examina minuciosamente o ambiente organizacional e os desafios que este impõe ao fazer jornalístico. Além disso, analisa veículos produzidos para os funcionários e investiga como se dá a recepção das informações. Obra fundamental para jornalistas, profissionais ligados à gestão de pessoas e estudantes.


A obra Jornalismo Organizacional nos mostra de forma ampla, acessível e significativa vários pontos abordados pelos jornalistas, através da autora Marlene Branca Sólio que ,adentra nos seguintes assuntos: Confronto de verdades; Organizações - sistemas permeáveis; Contexto europeu e brasileiro; Jornalismo organizacional e os anos de 1960; Perfil dos leitores, que, no meu ponto de vista é um dos mais importantes pontos à serem pesquisados; Discurso gráfico; Principais falhas; Conselhos editoriais e seus aspectos; A recepção crítica, entre outros.
Um livro de suma importância para todos aqueles que buscam seguir a carreira de jornalista, que estão cursando comunicação social ou outros da área e, até mesmo para os amantes da profissão. 


Adquira já o seu exemplar clicando aqui!

7 comentários:

  1. Bem, o livro pareceu interessante. Pretendo cursar jornalismo, então por isso é bom conhecer essa área melhor antes.
    Obrigado pela dica. O novo visual do blog está lindo!
    Desculpa por ter ficado tanto tempo sem vir aqui.
    Abç

    http://adraftbox.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O livro pareceu o maximo..:D

    Beijinhos
    Passa lá no meu blog:
    http://katwchastaff.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Faço Comunicação e acho que o livro será muito útil para a minha vida profissional. Agradeço pela dica.


    Rafaella
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Muito boa a dica de leitura, estou um pouco em dúvida do que cursar na faculdade, entre jornalismo e direito. Gostei do livro pretendo lê-lo em breve. Admiro muito esta profissão!!

    Parabéns pela postagem!
    Atenciosamente,
    http://livrosemaisseries.blogspot.com.br/
    Livros e Mais!
    David.H.S

    ResponderExcluir
  5. Boa dica de leitura pra quem é da área.
    Parabéns pela resenha, achai-a bastante informatica e rica. vc soube organizar as ideias muito bem1

    ResponderExcluir
  6. Não faz muito meu estilo, mais sua resenha como sempre ficou maravilhosa!
    Beijos

    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tenho que começar a ler esse livros cara! haushaush
    beijos, resenha demais!

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?