COMO PASSAR | Doutrina para Concursos - OAB

Sobre como passar em concursos e na OAB

A experiência diz que aquele que quer ser aprovado deve fazer três coisas: a) entender a teoria, b) ler a letra da lei, e c) treinar. As demais obras da coleção "Como Passar" cumprem muito bem os dois últimos papéis, pois trazem número expressivo de questões comentadas alternativa por alternativa, inclusive com a indicação de dispositivos legai s a serem lidos. Porém, só o treinamento e a leitura de lei não são suficientes. É necessário também "entender a teoria".Por isso, a presente obra foi construída exatamente para cumprir esse papel: trazer pra você uma Super Revisão da Teoria, possibilitando uma preparação completa para você atingir seu objetivo, que é aprovação no exame.Já foi o tempo em que as provas do Exame de Ordem eram de nível bem inferior às de Concursos Públicos. Hoje, as provas tem nível bastante semelhante, variando apenas na nota de corte. Assim, o conhecimento teórico reclamado para os dois exames é muito semelhante. Daí a idéia de fazer um livro que atenda à preparação para o exame de ordem e que também atenda à revisão final para concursos públicos em geral.
Estudando pelo livro você certamente estará mais preparado para enfrentar o momento decisivo, que é o dia do seu exame.Bons estudos e sucesso!

Sucesso da Coleção COMO PASSAR!

A Coleção COMO PASSAR! é, hoje, referência no segmento de preparação para Concursos Públicos e Exame de Ordem.Somente no último ano, foram publicadas mais de trinta tiragens dos títulos da Coleção e milhares de examinandos que estudaram pelas obras obtiveram aprovação e atingiram seus objetivos.Esses resultados decorrem do esforço e da experiência do coordenador e dos demais autores, bem como das características especiais de nossas obras, extremamente focadas em exames.Tudo, sem contar o enorme custo-benefício de juntar tanto conteúdo num volume apenas, reduzindo custos e gasto de papel, de modo a gerar para o consumidor economia, respeito ao meio ambiente e praticidade.É por isso que os estudantes vêm chamando nosso livro de "O Melhor Amigo do Concurseiro", num reconhecimento claro da indispensabilidade da obra para quem deseja ser aprovado em Concursos Públicos e Exame de Ordem.

O livro "SUPER REVISÃO - Doutrina para Concursos e OAB - 2012 - Coleção COMO PASSAR" abrange os seguintes temas: Civil - Processo Civil; Penal - Processo Penal; Constitucional - Tributário; Administrativo - Ambiental; Empresarial - Consumidor; Internacional - Humanos; Trabalho - Processo do Trabalho; Ética - Criança e adolescente.

Veja abaixo detalhes de cada um deles:

Direito processual civil - Trata-se de princípios e normas jurídicas que regem a solução de conflitos de interesses por meio do exercício da jurisdição, função de soberania de um Estado, por isso se diz que é um ramo do Direito Público. O processo civil tem um caráter instrumental, e busca a efetividade das leis materiais.Também pode-se dizer que o processo civil designa o meio legal de acesso aos tribunais comuns pelas partes, num determinado litígio de ordem privada. O processo civil é orientado pelo conjunto de princípios e regras do direito processual civil, regulando a tramitação do acesso a jurisdição. Este processo é regulado pelas regras comuns do direito civil, designadamente pelo Código de Processo Civil e supletivamente pelo Código Civil. Atualmente está em trâmite o Anteprojeto do Novo Código de Processo Civil, que trará diversas mudanças no ordenamento jurídico brasileiro.

Direito Processual Penal - É a ciência que, tradicionalmente, regula a atividade de jurisdição de um Estado soberano no julgamento do acusado de praticar um crime. O procedimento de legitimação do direito de punir estatal chamado de processo penal é o universo de estudos do Direito Processual Penal. Ao contrário do entendido no âmbito do Direito Processual Civil, no processo penal não há a figura da lide, posto a expectativa da punição ao praticante de conduta típica, antijurídica e culpável é pré determinada em relação ao fato.

Sistema Constitucional Tributário - Conjunto de disposições relacionadas na constituição de um Estado, destinadas a regulamentar a atividade tributária deste. Tais disposições delineiam os instrumentos da tributação: impostos, taxas e contribuição de melhoria.

Direito administrativo - Ramo autônomo do direito público interno que se concentra no estudo do núcleo da Administração Pública e da atividade de seus integrantes. Tal disciplina tem por objeto os órgãos, entidades, agentes e atividades públicos, e a sua meta é a sistematização dos fins desejados pelo Estado, ou seja, o interesse público. Para Maria Di Pietro, Direito Administrativo é “o ramo do Direito Público que tem por objeto os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a Administração Pública, a atividade jurídica não contenciosa que exerce e os bens de que se utiliza para a consecução de seus fins, de natureza pública”. Dentro do direito administrativo há dois tipos possíveis de sistemas: 
Contencioso Administrativo, também conhecido como modelo francês, onde há dualidade de jurisdições: a comum (tribunal judiciário), e a administrativa (tribunal administrativo);
Controle Judicial ou de Jurisdição Única, conhecido como modelo inglês, onde todos os litígios, sejam administrativos ou de interesse particular são encaminhados a um tribunal judiciário.

Direito Ambiental - Constitui um conjunto de princípios jurídicos e de normas jurídicas voltado à proteção jurídica da qualidade do meio ambiente. Para alguns, trata-se, porém, de um direito "holístico", "transversal" e/ou "horizontal", que tem por base as teorias geopolíticas ou de Política Ambiental transpostas em leis específicas, pois abrange todos os ramos do direito, estando intimamente relacionado com o direito constitucional, direito administrativo, direito civil, direito penal, direito processual e direito do trabalho.

Direito Comercial ou Direito Empresarial - É um ramo do direito privado que pode ser entendido como o conjunto de normas disciplinadoras da atividade negocial do empresário, e de qualquer pessoa física ou jurídica, destinada a fins de natureza econômica, desde que habitual e dirigida à produção de bens ou serviços conducentes a resultados patrimoniais ou lucrativos, e que a exerça com a racionalidade própria de "empresa", sendo um ramo especial de direito privado.

Direito do Consumidor - Lida com conflitos de consumo e com a defesa dos direitos dos consumidores, e que se encontra desenvolvido na maior parte dos países com sociedades de consumo e sistemas legais funcionais.

Direito Internacional - É o conjunto de normas que regula as relações externas dos atores que compõem a sociedade internacional. Estes atores, chamados sujeitos de direito internacional, são, principalmente, os Estados nacionais, embora a prática e a doutrina reconheçam também outros atores, como as organizações internacionais. Alguns autores distinguem entre o direito internacional racional ou objetivo, de um lado, e o direito internacional positivo, de outro. O primeiro aspecto compreende os princípios de justiça que governam as relações entre os povos, enquanto que o segundo vem a ser o direito concretamente aplicado, proveniente dos acordos entre os sujeitos de direito internacional e de fatos jurídicos consagrados por prática reiterada. O direito internacional racional funcionaria, portanto, como norma inspiradora e fundamento para o direito internacional positivo.

Direitos Humanos - São os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.

Direito do Trabalho ou Direito Laboral - Trata-se de normas jurídicas que regem as relações entre empregados e empregadores, são os direitos resultantes da condição jurídica dos trabalhadores. Estas normas, no Brasil, estão regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), Constituição Federal e várias Leis Esparsas (como a lei que define o trabalho do estagiário, dentre outras)


Esse livro é de grande valia para todos aqueles que almejam passar na OAB. Uma obra altamente detalhista e eficaz, sendo assim, sanando todas as dúvidas do leitor/estudante e acrescentando pontos à serem vistos, no qual muitas vezes acabam passando despercebidos por nós, mas que, sem dúvidas, são muito importantes para o conhecimento nas demais disciplinas e que, certamente, vos trará êxito na carreira.


Sobre os Autores da Obra


Wander Garcia
Procurador do Município de São Paulo, Coordenador e Professor do IEDI, Doutor e Mestre em Direito pela PUC/SP. Ex-Diretor Acadêmico do DAMÁSIO e Coordenador de cursos da Rede LFG.


Arthur Trigueiros
Procurador do Estado de São Paulo, Professor do DAMÁSIO, do IEDI e do PROORDEM, autor de diversas obras de preparação para Concursos Públicos e Exame de Ordem, e Pós-Graduado em Direito.


Bruna Vieira
Advogada, Professora do IEDI, PROORDEM, LEGALE, ROBORTELLA e ÊXITO, palestrante e professora de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior, autora de diversas obras de preparação para Concursos Públicos e Exame de Ordem, pelas editoras SARAIVA e FOCO, e Pós-Graduada em Direito.


Eduardo Dompieri
Professor do IEDI, autor de diversas obras de preparação para Concursos Públicos e Exame de Ordem, e Pós-graduado em Direito.Fernando Leal NetoAdvogado e Coordenador de Extensão da Faculdade Baiana de Direito e Gestão (Salvador - BA).


Henrique Subi
Professor do IEDI e de outros cursos preparatórios para a OAB e Concursos Públicos. Pós-graduado em Direito Empresarial pela FGV e em Direito Tributário pela UNISUL. Professor de Negociação do IBDEC. Autor de obras de preparação para Concursos Públicos e Exame de Ordem.


Hermes Cramacon
Advogado, Professor especializado em Exame de Ordem e Concursos Públicos nos cursos DAMÁSIO, IEDI e IDEJUR, Autor de diversas obras de referência na preparação para o Exame de Ordem e Concursos Públicos, Pós-graduado em Direito.


Luiz Dellore
Advogado concursado da CEF, Assessor de Ministro do STJ, Professor especializado em Exame de Ordem e Concursos Públicos, em cursos como DAMÁSIO, IEDI e EXORD, Professor de graduação (Mackenzie) e pós-graduação (EPD), Doutor e Mestre em Processo Civil pela USP e Mestre em Constitucional pela PUC/SP, Autor de livros e artigos jurídicos, por editoras como MÉTODO e FOCO, Membro do IBDP.


Márcio Pereira
Advogado, Mestre pela UFBA, Professor de Processo Penal da UCSAL (BA), da Faculdade 2 Julho (BA), do IEDI e da Rede LFG. Ex-Professor do Curso JusPodivm. Autor do livro "Questões Polêmicas de Processo Penal" (Edipro).


Renan Flumian
Advogado, Professor do IEDI, autor de diversas obras de preparação para Concursos Públicos e Exame de Ordem. Cursou a Escola de Governo, a Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público e o Cours de Civilisation Française de La Sorbonne.


Robinson Sakiyama Barreirinhas
Procurador do Município de São Paulo, Assessor de Ministro do STJ, Professor do IEDI, autor de diversas obras de preparação para Concursos Públicos e Exame de Ordem, em editoras como MÉTODO e FOCO, Especialista em Direito Tributário.


Adquira já o seu exemplar clicando aqui!

21 comentários:

  1. Wanessa, adorei a dica, muito bom pra quem vai fazer a prova... bjokas

    ResponderExcluir
  2. Hello from France
    I am very happy to welcome you!
    Your blog is accepted in the BRAZIL in a minute!
    We ask that you follow the blog "Directory"
    Follow our blog gives you twice as many possibilities of visits to your blog! Thank you for your understanding
    On the right side with the books of green! You will find the country with the names of blogs by Country
    Invite your friends to join us in the "directory"
    The creation of this new blog "directory", allow a rapprochement between different countries, knowledge of different cultures and share traditions.et us different passions, fashion, paintings, crafts, cooking, photography, poetry and so be able to find in different countries in other people with similar passions.
    We are fortunate to be on the Blogspot platform that offers the opportunity to speak to the world.
    The more people and more opportunities that will, yes, I confess, I need people to know this blog!
    You are in some way the Ambassador of this blog and your Country.
    This is not a personal blog, I create for all to enjoy
    It is you also have to make known after your contacts and friends in your blog domain, the success of this blog, depends all Participants.
    So during your next comments with your friends ask them to come in the 'Directory' by joining in joining in our comments:
    *** I am in the directory come join me! http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/ ***
    You want this directory is more important? help me to make it grow
    Your blog is in the list BRAZIL and I hope this list will grow very quickly
    Regards
    Chris
    We ask that you follow our blog and place a badge of your choice has to know the "directory" to your friends to put on your blog
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/19/120319072128505749603643.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/24/1203240217091250289621842.png
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/28/120328020518505749640557.gif
    http://nsm05.casimages.com/img/2012/03/26/1203260602581250289633006.gif

    If you wish to know the blog of your friends, send me their urls
    I see that you know many people in your country, you can try to get them in the directory?

    ResponderExcluir
  3. Gostei de saber estou me preparando ainda para o vestibular mais Direito tem que ser assim sempre estar um passo adiante vou dar uma olhada na livraria, quem sebe eu compro!

    ResponderExcluir
  4. Direito não é a minha área... continuo achando as resenas de teu blog bem diferentes! voltadas para um publico acadêmico! Faz a resenha de algum livro de sociolinguística... Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Passar requer estudo e disciplina. Muita dedicação. Bjs
    www.blogdasuzyy.bligspot.con

    ResponderExcluir
  6. Devo parabenizá-la por sempre colocar conteúdos diferentes no seu blog.

    Passar em concursos é bem difícil mesmo, precisa de estudos e mais estudos.

    Atenciosamente,
    R.S.Merces

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Wanessa,

    Para os que estão ainda estudando para OAB, é necessários de livros assim, minha esposa estudo muito para passar, ainda bem que essa fase já passou...kkk...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Um sótão cheio de lembranças
    Escrevi no pó palavras sem nexo
    Retirei uma cartola de uma caixa de cartão
    E senti ao toque o poder da ilusão

    Ilusões…
    Um cavalo de pau perdido ao carrocel
    Uma estola de um bicho qualquer
    Uma escultura talhada a cisel

    Uma foto a preto e branco
    De uma mulher sem rosto
    Uma janela virada para nenhum lado
    Uma traquitana a imitar o sol-posto

    Bom fim de semana

    Mágico beijo

    ResponderExcluir
  9. Meu irmão fez a prova, passou e hoje já é advogado, e eu pretendo seguir os mesmos passos dele *-*

    Já segui aqui meu amor :)

    http://fofuranaotempreco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, POESIA NA ALMA! Providenciarei um livro sobre sociolinguística, dai posto a resenha.

    Abraço,

    Wanessa Guimarães

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post,

    Beijos

    http://depoisquecrescemos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Wanessa, como sempre eficiente em suas resenhas, dando ótimas dicas de livros. Não só para quem tem interesse pela leitura, como também para aqueles que procuram bons livros para seus estudos. Está de parabéns !! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ta rolando um sorteio lá no meu blog *---* não perca ;D

    - Visite meu Blog: http://gah-principe-hype.blogspot.com.br/2012/05/nova-parceria-sorteio.html veja as novidades bjs

    ResponderExcluir
  14. Adoreeeei a resenha, Wan! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga! Parabéns pela resenha! A coleção Como passar realmente vende bastante! =D

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Para quem está grudado nos cadernos estudando para concursos, é uma ótima dica. :)

    ResponderExcluir
  17. Ahauhau eu to precisando urgentemente dessa coleção, porque anda brabo....
    Muito legal a dica, gostei demais! =D

    ResponderExcluir
  18. Muito boa a dica,
    direito é legal,mas estou me preparando para fazer jornalismo,e realmente,temos que estar um passo a frente.
    ate mais.
    bjkz

    http://rebiteseflores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Nossa, que legal!! Parabéns, muito boa a dica!

    Bjss
    Nati

    http://www.meninadelivro.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Com certeza uma ótima dica, para que vai prestar esse tipo de exame e nao sabia como começar a estudar, com certeza deve ser um bom guia.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Muito bom o post...
    Ainda não faço direito mas pretendo fazer! ;)
    Vlw a dica..

    beautymonicamartins.blogspot.com

    #Bjks!

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?