Resenha - Sistema Prisional | Rogério Greco

COLAPSO ATUAL E SOLUÇÕES ALTERNATIVAS

       O livro "Sistema Prisional" aborda justamente o estado deplorável das cadeias brasileiras. Sabemos que aqueles que lá estão fizeram por merecer a reclusão tendo cometido algum crime, no entanto, infelizmente cabe a nós, meros seres humanos, decidir se quando eles saírem de lá serão melhores ou piores, e tudo isso começa através de nossas ações. 

Até que ponto o tratamento que eles recebem influenciam em sua personalidade?

      Alimentar-se, tomar banho, receber visitas e dormir passou a ser uma espécie de regalia em algumas penitenciárias distribuídas em território nacional. Devemos parar um momento e refletir no seguinte fato: são todos seres humanos com necessidades, e privá-los disso seria uma ameaça a todos nós, pois em breve os mesmos voltarão a conviver em sociedade. Tratá-los desta forma e pensar que, com essas correções torturantes, serão pessoas melhores quando saírem de lá é o mesmo que bater em uma criança quando fizer algo de errado, com o pensamento de que elas não repitam o mesmo ato e ao crescerem sejam adultos de bem.


Conforme referência bíblica feita pelo próprio autor, segue Atos, capítulo 26 - versículos 24 à 29"Dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar. Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes digo palavras de verdade e de um são juízo. Porque o rei, diante de quem falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto. Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês. E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão! E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias."

      Todo mundo muda, independente de sua personalidade. Essas crianças um dia vão crescer, esses adultos um dia vão se libertar, e a probabilidade de ambos se tornarem pessoas cheias de culpas, mágoas, ódio é bem maior que aquelas que são punidas com palavras e conselhos bem aplicados. Infelizmente o dito "Na cadeia os bons se tornam maus, e os maus se tornam piores" se faz real, pelo menos até chegar o dia em que toda a sociedade abrir os olhos e enxergar o mundo e os demais de outra forma.

                  Este livro é fruto de uma incessante pesquisa do Rogério Greco, autor com vasta experiência na área criminal, com relação a pontos críticos do sistema prisional nacional. A partir de uma escrita bastante dinâmica e agradável os leitores são conduzidos por esta literatura riquíssima em conhecimentos específicos, desde os princípios da legalidade, igualdade, liberdade, até a pena de morte. Uma verdadeira obra de arte do direito criminal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou da postagem?