COLAPSO ATUAL E SOLUÇÕES ALTERNATIVAS
O livro "Sistema Prisional" aborda justamente o estado deplorável das cadeias brasileiras. Sabemos que aqueles que lá estão fizeram por merecer a reclusão tendo cometido algum crime, no entanto, infelizmente cabe a nós, meros seres humanos, decidir se quando eles saírem de lá serão melhores ou piores, e tudo isso começa através de nossas ações.
Até que ponto o tratamento que eles recebem influenciam em sua personalidade?
Alimentar-se, tomar banho, receber visitas e dormir passou a ser uma espécie de regalia em algumas penitenciárias distribuídas em território nacional. Devemos parar um momento e refletir no seguinte fato: são todos seres humanos com necessidades, e privá-los disso seria uma ameaça a todos nós, pois em breve os mesmos voltarão a conviver em sociedade. Tratá-los desta forma e pensar que, com essas correções torturantes, serão pessoas melhores quando saírem de lá é o mesmo que bater em uma criança quando fizer algo de errado, com o pensamento de que elas não repitam o mesmo ato e ao crescerem sejam adultos de bem.
Conforme referência bíblica feita pelo próprio autor, segue Atos, capítulo 26 - versículos 24 à 29: "Dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar. Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes digo palavras de verdade e de um são juízo. Porque o rei, diante de quem falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto. Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês. E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão! E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias."

Este livro é fruto de uma incessante pesquisa do Rogério Greco, autor com vasta experiência na área criminal, com relação a pontos críticos do sistema prisional nacional. A partir de uma escrita bastante dinâmica e agradável os leitores são conduzidos por esta literatura riquíssima em conhecimentos específicos, desde os princípios da legalidade, igualdade, liberdade, até a pena de morte. Uma verdadeira obra de arte do direito criminal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou da postagem?