Resenha - Nosferatu | Joe Hill


"Victoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa sua estranha capacidade, pois sabe que ninguém acreditaria. Ela própria não entende muito bem. 

Charles Talent Manx também tem um dom especial. Seu Rolls-Royce lhe permite levar crianças para passear por vias ocultas que conduzem a um tenebroso parque de diversões: a Terra do Natal. A viagem pela autoestrada da perversa imaginação de Charlie transforma seus preciosos passageiros, deixando-os tão aterrorizantes quanto seu aparente benfeitor. 

E chega então o dia em que Vic sai atrás de encrenca... E acaba encontrando Charlie. 

Mas isso faz muito tempo e Vic, a única criança que já conseguiu escapar, agora é uma adulta que tenta desesperadamente esquecer o que passou. Porém, Charlie Manx só vai descansar quando tiver conseguido se vingar. E ele está atrás de algo muito especial para Vic. 

Perturbador, fascinante e repleto de reviravoltas carregadas de emoção, a obra-prima fantasmagórica e cruelmente brincalhona de Hill é uma viagem alucinante ao mundo do terror." - Sinopse


Ilustração, por Gabriel Rodríguez
"Sentada à mesa diante de seu café, em um estado de relativa calma e mobilidade, Vic enfim conseguiu entender. Quando tudo se encaixou, teve uma sensação fria na nuca e um arrepio no couro cabeludo, indicadores físicos tanto de assombro quanto de horror. Engoliu um pouco de café morno para espantar o frio nauseante e não ficar tão alarmada. Fez um esforço para se manter totalmente controlada enquanto repassava tudo na própria mente."

Como já dizia o ditado popular: "Filho de peixe, peixinho é". Joe Hill vem de uma família de escritores: Stephen King (pai), Tabitha King (mãe), Owen King (irmão), e com ele não podia ser diferente, o amor pela escrita já estava em seu DNA. Autor de obras conhecidas em todo o mundo, tem como destaque 'A Estrada da Noite' e 'O Pacto'; 'Nosferatu' é a sua obra mais recente. A origem da palavra 'Nosferatu' vem do grego, e significa "portador de praga". Mais tarde passou a designar "vampiro" ou "não morto" em romeno. E é 'basicamente' disso que o livro se trata.

Terra do Natal. Charlie Manx é um serial killer conhecido - e temido - por sumir com inúmeras crianças no decorrer de muitos anos. Agora ele está nas últimas, ou melhor "no bico do corvo", prestes a bater as botas. Desde 2001 está acamado, tendo que ser virado na cama quatro vezes ao dia para que não tenha escaras. Um certo dia, quando a enfermeira Ellen Thornton se aproxima para lhe fazer uma transfusão de sangue, foi surpreendida ao ser agarrada fortemente pelo pulso.

" O seu filho, Josiah...  começou Manx, com uma voz áspera.  Tem um lugar pra ele lá na Terra do Natal junto com as outras crianças. Eu poderia dar a ele uma nova vida. Poderia dar a ele um lindo sorriso novo. E lindos dentes novinhos em folha." [...] " Tem um lugar para Josiah John Thornton lá na Terra do Natal e um lugar para você na Casa do Sono. O homem da Máscara de Gás saberia direitinho o que fazer com você. Faria você respirar fumaça de pão de mel e ensinaria você a amá-lo. Nós não podemos levar você conosco pra Terra do Natal. Ou melhor, eu até poderia, mas o Homem da Máscara de Gás é superior. O Homem da Máscara de Gás é Misericordioso."

Por outro lado conhecemos Victoria McQueen. Cansada de todas as brigas de seus pais - após o abandono do pai, e desentendimentos com a mãe, também - ela resolve pegar sua bicicleta Raleigh Tuff Burner e sair pedalando, sem que tivesse algum lugar em mente para onde ir. Eis que ela encontra a Ponte do Atalho, em um bosque no bairro o qual reside. Lá a menina encontra seu refúgio. Encontra pessoas, coisas perdidas e outros.


Qual será a relação entre o Sr. Chalie Manx e Vic McQueen? Após essas informações o leitores será transportado à um mundo drama-fantástico, onde perderá noites de sono em prol de descobrir o desfecho. Joe Hill, traz uma escrita claramente dinâmica que proporciona o leitor maior uso da imaginação. Uma excelente obra!

Um comentário:

  1. Parece bem legal,um dia quero tentar ler :)
    http://heartbyheartfic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?