Resenha - A Retomada do Complexo do Alemão | Editora Impetus

O Rio de Janeiro já serviu de palco para inúmeras políticas de pacificação ao longo dos anos. Os índices de violência urbana assustam a população brasileira, que paga um alto preço pelo efeito que o tráfico de drogas gera nas grandes cidades.

Recentemente, a luta foi retomada na tentativa de gerar uma renovação urbana e devolver ao carioca a sensação de paz e organização que havia sido perdida com o passar dos anos. Por meio de uma política de segurança calcada na implantação de UPPs, as Unidades de Polícia Pacificadora, o Estado conseguiu reverter, em parte, a realidade desses territórios.

É nesse contexto que apresentamos A Retomada do Complexo do Alemão, de Rogério Greco, André Monteiro e Eduardo Maia Betini. O livro relata um dos pontos altos dessa nova política de segurança pública: a pacificação do Complexo do Alemão, uma das comunidades mais violentas da cidade do Rio de Janeiro. 


Os autores, cada um ao seu modo, narram o processo de ocupação dessa comunidade pelo Batalhão de Operações Especiais Policiais, o famoso BOPE, que teve participação fundamental nesse processo. Histórias reais, imagens marcantes e depoimentos de pessoas que vivenciaram essa conquista do poder público são alguns dos diferenciais deste livro.

Oração das Forças Especiais 

"Oh Poderoso Deus!
Que és o autor da liberdade e o campeão dos oprimidos,
Escutai a nossa prece!
Nós, os homens das Forças Especiais
Reconhecemos a nossa dependência no Senhor
Na preservação da liberdade humana;

Estejais conosco, quando procurarmos defender os indefesos e libertar os escravizados!
Possamos sempre lembrar, que nossa nação, cujo lema é:
'Ordem e Progresso',
Espera que cumpramos com nosso dever,
Por nós próprios, com honra,
E que nunca envergonhemos a nossa fé, nossas famílias ou nossos camaradas,

Dai-nos sabedoria da tua mente, 
A coragem de seu coração, 
A força de seus braços e a proteção das suas mãos.
É pelo Senhor que nós combatemos
E a ti pertence os louros por nossa vitória.
Pois Teu é o Reino, o Poder e a Glória para sempre,
Amém!"

---

A Retomada do Complexo do Alemão se trata de uma história verídica sobre a retomada pela UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no conjunto de favelas do complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. O livro é composto for imagens marcantes e diálogos, onde os policiais que lá se encontravam narram ponto-à-ponto, como uma espécie de diário policial de fato. Desde momentos engraçados - que não são muitos - até os apuros.

Houve diversos momentos que o livro me fez perder o fôlego, principalmente quando, após a morte um membro da dupla, o outro fica de cara com a morte, e ainda assim recebe uma mensagem e proteção do altíssimo. Quando vocês lerem saberão do que estou falando. De fato essa cena me emocionou bastante. 

Já passou pela minha cabeça inúmeras vezes prestar concurso pra PF (Polícia Federal) - venho maturando a ideia a cada dia que passa; entretanto, apesar de não ter muito jeito para tamanha adrenalina, admiro os que trabalham no BOPE (Batalhão de Operações Especiais) - claro, sem desmerecer os da PM, PF, PC, PR entre outros. Todos esses caras fazem "A" diferença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou da postagem?