Resenha - A Esperança é uma Travessia | Laila Lalami - Editora Rocco

Apenas 14 quilômetros separam os marroquinos da costa da Andaluzia, na Espanha. Para os protagonistas do aclamado romance de estréia de Laila Lalami, a distância é também econômica, política e cultural. Para transpô-la, eles arriscam a vida em botes infláveis e clandestinos, mal equipados e sobrecarregados. A esperança é uma travessia é um relato preciso e delicado de algumas dessas vidas e sonhos jogados diariamente ao mar em arriscadas travessias do Mediterrâneo.

Algumas pessoas fazem de tudo para mudar seu destino e com esse grupo de marroquinos não foi diferente. Eles cruzaram o estreito de Gilbraltar ilegalmente para a Espanha em busca de uma esperança para suas vidas em um barco clandestino, sobrecarregado e sem todos os equipamentos necessários para a travessia.


Numa narrativa vibrante com personagens cativantes, fala-se da vida de Murad, jovem sem emprego que se sente de certa forma humilhado, pois sua irmã é a responsável pelo sustento da família; Faten, é uma religiosa obcecada; Halima uma mãe que ama muito seus filhos e os protege como leoa, porém uma esposa afrontada e agredida; Aziz, um mecânico que deixa sua família e esposa para procurar um emprego digno e honrado na Espanha.

O que todos eles tem em comum? Todos querem uma solução, uma saída para seus problemas de suas vidas tão sofridas.

Laila Lalami vai fazer o leitor mergulhar em um cenário completamente diferente e penetrante mostrando a vida moderna em Marrocos, um lugar com muitos sonhos, porém com muita repressão política, escrevendo assim de forma pura e realista ao mesmo tempo. Nessa obra o leitor poderá entender melhor que a vida não é um mar de rosas, como muitos a imaginam.

"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida."
- Platão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou da postagem?