Resenha - Anjo Caído | Daniel Silva - Editora Arqueiro

    Após quase ser morto em sua última missão, o ex-agente israelense Gabriel Allon não quer mais pensar no serviço de inteligência. Dedicando-se a seu trabalho como restaurador de arte, ele se refugia no Vaticano para dar nova vida a uma das maiores obras-primas de Caravaggio. Certa manhã, ele é chamado à Basílica de São Pedro pelo monsenhor Luigi Donati, o poderoso secretário pessoal do papa Paulo VII. Sob o magnífico domo de Michelangelo, jaz o corpo de uma linda mulher. A polícia suspeita de suicídio, mas Donati não acredita nessa hipótese e pede a Gabriel que investigue discretamente o caso. Ele só recomenda que Allon fique atento à regra número um do Vaticano: “Não faça perguntas demais.”

Gabriel logo fica sabendo que a mulher descobriu segredos perigosos que ameaçam uma organização global envolvida com o comércio ilegal de antiguidades. Sem saber aonde sua caçada o levará, ele precisa impedir um atentado devastador que mergulharia o mundo em um conflito apocalíptico.

Uma inebriante mescla de arte, intriga e história, Anjo caído conduz o leitor por câmaras obscuras do Vaticano, pistas de esqui glamourosas de St. Moritz e avenidas graciosas de Berlim e Viena, até alcançar o inesperado clímax nos subterrâneos do território mais sagrado e disputado do mundo.
"Somos todos anjos caídos, por seus defeitos, sejam eles físicos ou sentimentais, quebraram nossas asas, e nos arremessaram sem dó contra esse mundo de caos, mas isso apenas para provar que somos capazes de superar tudo, e passar por todos os obstáculos, e subir novamente em direção aos céus." - Thiago Frazio Gomes

Nessa frase do Thiago Frazio Gomes é capaz de desvendar o grande mistério que esta obra propõe aos leitores, entretanto, que pouco fora desenvolvido pelo autor. Não tive a oportunidade de ler os livro anteriores, sendo um deles a obra, também lançada pela editora Arqueiro, O Caso Rembrandt, leia a sinopse abaixo:

"Em Glastonbury, na Inglaterra, um restaurador de arte é assassinado e a obra em que trabalhava – um quadro de Rembrandt nunca exposto – é misteriosamente roubada. O renomado negociante de arte Julian Isherwood sabe que só existe uma pessoa capaz de encontrar o quadro e levar os criminosos à justiça: o espião israelense e restaurador de arte Gabriel Allon. Após sofrer um atentado, tudo o que Gabriel quer é cortar de uma vez por todas os laços com o serviço de inteligência internacional de seu país, também conhecido como “Escritório”. Mas parece que o mundo das operações secretas ainda não está pronto para deixá-lo em paz. Apesar de sua relutância, ele acaba sendo persuadido a assumir o caso. Ao seguir meticulosamente as pistas que o levam a Amsterdã, a Buenos Aires e, por fim, a uma mansão às margens do lago Genebra, Gabriel descobre segredos perturbadores relacionados ao roubo. Neste intricado quebra-cabeça, a pintura de Rembrandt é a peça-chave que o ajudará a desmascarar uma conspiração capaz de pôr em risco a paz mundial."
Mas ao que tudo indica ambos seguem a mesma linha de raciocínio, uma vez que fazem parte da mesma série. Uma vantagem é que todos os livros sobre a história de Gabriel Allon podem ser lidos de forma independente, sem necessariamente ter que ler os que foram lançados antes e os que ainda estão por vir.
Contudo, eu sinceramente esperava mais da escrita do Daniel Silva que, mesmo com o tema proposto ser bastante propício a um grande desfecho ele deixou bastante a desejar. No meu ponto de vista faltou mais mistério e participação dos demais personagens, além do dinamismo que fora pouco perceptível durante a leitura, de repente se o livro fosse um pouco mais rápido, seguindo as características descritas acima, a leitura ficaria ainda mais agradável.

2 comentários:

  1. Estou procurando os outros livros do Daniel, sabe onde consigo encontrá-los em algum formato digital?

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?