Resenha - Inferno | Dan Brown

Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. 

Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

"- Robert, de um ponto de vista puramente científico, com base apenas na lógica e sem qualquer emoção, posso lhe afirmar sem sombra de dúvida que, a menos que haja alguma mudança drástica, o fim da nossa raça está chegando. E depressa. O mundo não vai acabar com fogo, enxofre, apocalipse ou na guerra nuclear… vai acabar com um colapso absoluto em decorrência da quantidade de pessoas no planeta. A matemática é indiscutível."

Assim que fiquei sabendo da obra, em primeira mão publicada pelo próprio autor, fiquei mega curiosa e com vontade de ler. Procurei, ainda em inglês - já que ainda não tinha sido lançado no Brasil - para comprar, mas infelizmente não consegui encontrar um lugar que tivesse uma entrega imediata, então não valeria a pena eu comprar nos EUA, sendo que pouco tempo depois seria também lançado aqui no Brasil. Quando a Arqueiro anunciou o lançamento, tratei logo de solicitar o meu, e então comecei a lê-lo em pouco tempo depois.

Esperava mais, muito mais, da história. Comecei a ler a obra com "N" expectativas, mas poucas delas foram superadas. A trama se desenrola de uma forma pouco dinâmica, ou seja, você consegue ler quinze, vinte páginas direto, e pois para. Daí só no próximo capítulo que volta a correr. Faltou um pouco de tempero de mistério, coisa que o Dan Brown sabe fazer de sobra, só que não soube implantar nesta obra. 

Senti falta também das abordagens que ele sempre fez em outras obras, Fortaleza Digital, Anjos e Demônios, Ponto de Impacto entre outros. Sempre que lia alguma obra do autor, a escrita me remetia ao ensino médio, as aulas de história, palestras, seminários, pesquisas e etc. Esta é uma característica do autor que não se poderia negar, mas em Inferno senti um pouco de falta dessa pegada histórica. Não que não houvesse, mas foram poucas, bem poucas, e isso me incomodou bastante, pois descaracterizou de certa forma a escrita de Brown. 

No geral achei que faltou um pouco de tempero na estória, mas de qualquer forma tem uma ótima abordagem para com o tema, que fora muito bem desenvolvido, apesar da lentidão, tornando a obra pouco dinâmica. Esperamos, daqui para frente, que o autor volte a ser como antes, com os mesmos pontos extras citados na obra e mais dinâmica na leitura. 

15 comentários:

  1. Oie!

    Nossa, que pena que o livro não foi tão bom pra vc!

    Eu estou lendo no início ainda, estou gostando, mas vamos ver né o que vou achar!

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando terminar, Nessa, nos diga o que achou!

      Abraço

      Excluir
  2. Nunca me interessei em ler os livros do Dan Brown, pelo simples fato de não ter aquele foco que te impressiona para mim, mas esse livro pode mudar esse status.

    Jes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jes, você já leu "Ponto de Impacto"? É fantástico!

      Abraço

      Excluir
    2. Exato! Ponto de Impacto é um dos melhores(se n o melhor ) livro que já li!! Estou Ansioso para ler Inferno. :)

      Excluir
    3. Exato! Ponto de Impacto é um dos melhores ( se não for o melhor... ) livros que já li!! Estou ansioso para ler Inferno!!

      Excluir
  3. Esse livro será o próximo que vou comprar... adorei a resenha.
    Beijo
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Oie :)

    Estou super curioso para ler Inferno e acho que já estou enrolando demais hahaha, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Terminei há dois dias e amei. Foi o meu primeiro livro lido do autor :)
    bookaholicandshopaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Ainda não li nenhum livro do autor ,
    fico curiosa por saber que você gostou !
    Amei a resenha
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já li todos os livros anteriores de Dan Brown e todos me tiraram o fôlego, principalmente Ponto de Impacto e Anjos e Demônios, mas em Inferno é como se a coisa não ''desenrolasse''. Estou aproximadamente no capítulo 30, página 120 mais ou menos, e até agora ainda não senti 'aquela' emoção. Com os outros livros eu sempre procurava encaixar um tempinho para a leitura durante o dia e deixava para ler com folga antes de dormir, e ficava lendo páginas e páginas tentando adiar a vontade de dormir porque a estória era surpreendente. Já com Inferno só leio mesmo antes de dormir que é para dar sono, e na 3ª página o sono já é maior que a vontade de continuar lendo. Espero que a adrenalina apareça até o final do livro!

    ResponderExcluir
  8. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir
  9. Oiii. Nossa, esse foi o livro que eu mais gostei do autor. Gostei mais do que o código e anjos e demonios. Ganhei ele no natal e li muito rápido. Baixei até O inferno de Dante para conferir. hehehhe. Mas gostei muito também por causa do tema, que vem me preocupando muito nos últimos tempos.
    Abraços
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?