Resenha - A Biografia de Lionel Messi | Leonardo Faccio

       Neste livro, o autor não apenas registra a biografia de uma celebridade enigmática, mas faz também uma reflexão sobre um gênio atlético, com base em entrevistas com o jogador, com membros de sua família e com pessoas próximas, incluindo colegas, amigos de infância e até mesmo seu açougueiro favorito. Agora os fãs de futebol que gostam de assistir Messi ganhar vida no campo, vão se surpreender ao vê-lo ganhar vida nestas páginas.

Lionel Andrés Messi é um futebolista argentino que atua como atacante ou meia ofensivo. Atualmente, joga pelo Barcelona e pela Seleção Argentina, equipe a qual é capitão desde o segundo semestre de 2011. Na opinião da grande maioria dos especialistas do esporte, sua qualidade técnica, jogadas, velocidade, habilidade na perna esquerda, trabalho de equipe e extraordinária vocação para o gol, o tornam o melhor futebolista do mundo atualmente. 

Os europeus desde já o comparam aos grandes nomes da história do futebol, como Pelé, Garrincha, Di Stéfano, Maradona, Puskas ou Cruijff, o colocando como 2º maior jogador de todos os tempos atrás somente de Pelé. Seus feitos com a camisa do Barcelona o levaram a arrebatar por quatro vezes consecutivas (2009, 2010, 2011 e 2012) o Ballon d'Or, oferecido pela revista francesa especializada France Football, a mais tradicional premiação do futebol dado ao melhor futebolista europeu, que a partir de 2011 passou a denominar-se Bola de Ouro da FIFA. 

"Enquanto para outros jogadores não há nada mais motivador do que posar diante dos flashes, o garoto que deixa os comentarista esportivos sem palavras fica mais alegre ao receber uma mensagem pelo telefone do que ser a estrela de um videoclipe."

Em março de 2012, com apenas 24 anos, Messi se tornaria o maior artilheiro da história do Barcelona, superando o ídolo do clube catalão nas décadas de 1940 e 1950, César Rodríguez. Ao marcar o seu 91º gol em dezembro de 2012, em partida contra o Valladolid, Messi superou o recorde de gols num só ano no futebol mundial, considerando apenas partidas oficiais disputadas com a camisa do Barcelona e Seleção Argentina.

Aos leitores que acompanham nossa página no facebook não será surpresa o que vou dizer por aqui: sou apaixonada por futebol. Desde pequena. Nada melhor que passar um domingo acompanhada pela família e amigos, assistindo a um clássico FlaXFlu. Concordam? Por sinal, torço para o Fluminense, assim como boa parte da minha família - e a outra parte, em massa, é torcedora do Botafogo. 

No começo do ensino médio e comecei a acompanhar mais dos times de fora do país, como: Chelsea, Bayern de Munique, Barcelona, Boca Juniors, Manchester United, Real Madrid, Juventus, Inter de Milão, entre outros. E a partir de então futebol é um dos melhores assuntos para ser discutido com os amigos, homens, é claro, porque mesmo hoje em dia, em pleno século XXI, as pessoas ainda têm preconceito com mulheres que gostam de futebol. Infelizmente. 

      Uma obra como qualquer outra biografia. O autor retrata toda sua história de vida, desde o começo de tudo, detalhadamente, o que torna a narrativa um pouco lenta e pouco dinâmica, por sinal. Apesar desses contras, há também um arco-íris após a chuva, claro. Fiquei muito contente por ter a oportunidade de ler o livro, gostei muito de conhecer mais a fundo Lionel Messi. Ele é muito mais do que aparenta ser. Vai além de um excelente jogador. Muito além.

Um comentário:

  1. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Acho que esse lançamento é mais para os homens , hahaha .
    Não gosto muito de futebol :(
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?