Resenha - Vida Após a Morte | Damien Echols


Aos dezoito anos, Damien Echols foi apontado como líder de um grupo satanista e principal responsável pelo assassinato de três garotos de oito anos em West Memphis, no Arkansas. Após um julgamento marcado por falsos testemunhos, provas manipuladas e histeria pública, em 1994 seus amigos Jason Baldwin e Jessie Misskelley foram condenados à prisão perpétua, e Damien foi enviado ao corredor da morte, onde aguardaria sua execução. As irregularidades gritantes no desenrolar do processo, bem como a apatia dos advogados de defesa, chegaram ao conhecimento do público dois anos depois, quando a história conquistou repercussão mundial através de um documentário. Nos anos seguintes, foram produzidos outros três documentários sobre o caso e a causa foi abraçada por celebridades de Hollywood, que se empenharam vigorosamente para que a justiça fosse feita, o que culminou com a libertação do trio de West Memphis em 2011.

"Quando eu era criança, começou a circular em West Memphis uma história. Não sei de onde surgiu, mas algo a respeito dela me aterrorizou. Na verdade, a cidade inteira estava muito tensa. As pessoas diziam ter visto um cachorro com cabeça de homem. O boato era que o animal havia fugido do show de horrores de um parque de diversões itinerante que passara por aquela região. Um pregador jurou tê-lo visto ao olhar pela janela de casa. Os vizinhos ficavam em pé no gramado à noite com as mesmas expressões de quando vasculhavam o céu em busca de tornados. 'Volte para dentro', eles diziam bruscamente às crianças atraídas pela excitação que pairava no ar. Tenho certeza de que não fui o único que começou a ter pesadelos com o cão-homem."

O "West Memphis Three" são três homens que foram julgados e condenados como adolescentes, em 1994, dos 1.993 assassinatos de três meninos em West Memphis, Arkansas. Damien Echols foi condenado à morte, Jessie Misskelley Jr e Jason Baldwin foram condenados a prisão perpétua. Durante o julgamento, a promotoria afirmou que as crianças foram mortos como parte de um ritual satânico. A série de documentários têm sido baseadas sobre o caso, e celebridades e músicos realizaram levantamento de fundos, na crença que eles são inocentes.

Em julho de 2007, a nova evidência forense foi apresentado no caso e um relatório de status, emitido em conjunto pelo Estado e da equipe de defesa afirmou: "Embora a maior parte do material genético recuperado da cena foi atribuível às vítimas dos crimes, alguns deles não pode ser atribuído a qualquer das vítimas ou dos acusados. " Em 29 de outubro de 2007, a defesa entrou com um segundo lugar Alterado Mandado de Habeas Corpus, delineando as novas provas.

Após uma decisão bem sucedida em 2010 pelo Supremo Tribunal Arkansas sobre provas de DNA recém-produzido, o Memphis ocidental três chegaram a um acordo com a promotoria. Em 19 de agosto de 2011, eles entraram apelos Alford, que lhes permitem afirmar a sua inocência apesar de reconhecer que os promotores têm provas suficientes para condená-los. O juiz David Laser aceito os fundamentos e condenado a três a tempo servido. Eles foram libertados com dez anos de pena suspensa, tendo servido 18 anos e 78 dias de prisão.

A obra "Vida Após a Morte" retrata a vida do próprio autor, Damien Echols. Mostra a sua infância pobre e pacata, sua adolescência difícil, com muitas reviravoltas - envolvendo primeiro momento em que esteve na cadeia -, e sua vida adulta fortemente marcada por um suposto crime cometido por ele. Eu, particularmente, nunca tinah ouvido falar nele, nem em sua história - por sinal triste e assustadora -, mas ao chegar no final desse livro posso dizer que é como se nós fôssemos velhos amigos, e ele estivesse relembrando os velhos tempos e desabafando comigo. São inúmeras lembranças, repletas de detalhes, e expostas em uma só biografia. Uma narrativa fenomenal, o que nos permite a certa familiaridade com o personagem. Sem dúvidas esta é uma das biografias mais envolventes que eu já li.

10 comentários:

  1. Olá!
    Vim aqui carinhosamente convidá-la a participar da campanha divulgacional que estou fazendo do meu futuro livro, o "Doce Sonho Alado".
    Ela se chama "Queremos ler Doce Sonho Alado", e tem como objetivo chamar a atenção de possíveis futuros leitores. Tudo o que você precisaria fazer (caso aceitasse) é um post falando sobre ele.
    Então deixarei aqui um link com uma amostra do primeiro capítulo, se tiver um tempinho, leia-o. Se gostar, entre em contato comigo para que eu possa lhe enviar o material da campanha: http://pt.scribd.com/doc/145765771/Doce-Sonho-Alado-Amostra

    Desde já agradeço por tudo, mesmo que não queira participar!

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Wanessa,
    Uau, sua resenha ficou ótima! Esse livro parece ser muito bom... Já conhecia a história, mas cada vez que leio uma resenha fico mais curiosa!
    Beijo,
     Just Carol

    ResponderExcluir
  3. Uau que interessante
    adoraria ler tbm
    (⁀‵⁀) ∞ ღ ∞
    .`⋎´ღ¸.•°*”˜˜”*°•ღ
    Beijinhos.
    uma excelente semana pra vc!
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Wanessa,

    Nunca dei muita atenção para o livro, mas pela a sua resenha achei interessante e poderia a ter lê-lo, não gosto da capa...acho feia...kk....parabéns pela resenha...abraços.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto de resenha. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura...a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto de resenha. Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura...a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=78725243

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?