Resenha - Insurgente | Veronica Roth


Insurgente é o segundo livro da trilogia Divergente, da autora americana Veronica Roth, lançado no mês passado pela Rocco aqui no Brasil. Os livros que já conquistaram uma legião de fãs vão ganhar uma adaptação para o cinema. E eu? Dou pulinhos de alegria. Semana passada postei aqui a resenha do primeiro livro da série e como prometido hoje está no ar a resenha de Insurgente.

O segundo livro tem como foco  a procura pela informação que os pais de Triss e outros líderes da Abnegação  deram a vida para proteger da Erudição e divulgar. Obviamente Triss procura por ela, espiona uma das conversar de Marcus com a líder da Amizade, facção que os abrigou como refugiados, e a partir desse ponto tudo começa a se desenrolar. 

Ao mesmo tempo em que Triss se vê nessa busca incansável pela informação e ainda digerindo a morte de Will por suas próprias mãos, Tobias  ou Quatro – tem que lidar com a presença de seu pai na sua vida e de uma estranha sem-facção que voltou a aparecer após um longo tempo. Triss acompanha esse reencontro que pode deixar seus relação com Tobias abalada e tem que tomar uma séria decisão. Essa decisão pode mudar o destino das facções ou o futuro sem elas. 

Enquanto isso, Jeannine, a líder da Erudição continua seus ataques e a caça  pelos Divergentes com soldados escravizados pelo soro da simulação e tenta esconder a todo custo a informação roubada da Abnegação.  Após muitas mortes, fuga e reviravoltas, Triss finalmente conseguiu ter acesso à informação, mas a revelação acabou sendo um baque para ela e para todos os membros das facções de Chicago. Triss tem que colocar toda sua coragem a prova para que as coisas não fujam do controle ou só para que todos sobrevivam.

Infelizmente, não posso contar mais sobre a história já que praticamente todos os pontos são interligados e qualquer outra coisa que eu falar será spoiler. Mas o que posso dizer? Insurgente me fez ficar totalmente envolvida com a trama. Gostei muito do  segundo livro – o que é raro acontecer quando é uma trilogia, já que a maioria dos autores costumam perder o foco no segundo livro. Pelo menos a maioria dos autores que li até agora.

Veronica soube combinar exatamente os elementos necessários para tirar o fôlego do leitor, conseguiu misturar ação, romance sem aquela coisa chata e melosa e mistério. Fiquei com raiva de muitos personagens ao longo da leitura e com o coração na mão muito mais vezes, tive tanta pressa para ler que simplesmente me neguei a acreditar quando cheguei no final. Fiquei boquiaberta com o final do livro e meio irritada porque metade das minhas dúvidas não foram esclarecidas, mas acredito que a cereja no topo do bolo virá com o último livro da série, Allegiant, que vai demorar um século a ser lançado. Definitivamente Divergente e Insurgente já estão na minha lista de Livros que fazem a Luiza sofrer.

Divergente terá uma adaptação para o cinema e o filme está previsto para 21 de março de 2014.

13 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa amei sua resenha parabéns, eu estou com uma expectativa muito grande para ler Insurgente já que li Divergente e amei, amo com o autor tira o fôlego da gente sem precisar se expor demais, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Muito obrigada, mesmo :D A maioria dos autores meio que perde o fio da meada no segundo livro, mas Insurgente é tão bom quanto Divergente! Beijos!

      Excluir
  2. Nunca li esse livro.. gostei da resenha!! Vou procurar para ler!!
    Tem post novo no blog e um super sorteio rolando!! Espero por você!! Beijinhos..

    ➥ www.rolamuito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura por Divergente que é o primeiro da saga! É muito bom :D beijos

      Excluir
  3. Oi!
    OMG! Eu preciso começar a ler logo essa trilogia. rs
    Estou com o primeiro livro aqui, mas ainda tenho muitos na frente dele. Minha curiosidade vai ter que aguentar mais um pouco. Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pulei alguns da minha lista para ler a série e não me arrependi. aiuehaue beijos!

      Excluir
  4. Oie!
    Eu comecei a ler o livro e não gostei. Mas agora estou curiosa para ler. Vejo todo mundo falando super bem.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo ele é meio devagar e até chatinho porque a ação mesmo só começa depois do terceiro capítulo. Acho que vale a pena fazer mais uma tentativa! Beijos!

      Excluir
  5. gostei da resenha! Fiquei curiosa para ler esse livro e o primeiro também!! :D

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu estou TÃO curiosa por esse livro!!!!!!
    Estou com ele aqui em casa, mas tem um pilha na frente dele. Vou ter que esperar um cadinho. rsrsrs
    Obrigada pela resenha maravilhosa!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?