Resenha - Zumbis x Unicórnios | Holly Black e Justine Labastier

Nesta antologia, editada por Holly Black e Justine Larbalestier, diversos contos apresentam fortes argumentos a favor de Zumbis de um lado e de Unicórnios de outro. Os argumentos, que incluem tanto pontos negativos e positivos de cada lado, são expostos por renomados autores, entre eles Cassandra Clare, Meg Cabot e Scott Westerfeld, que deixam clara a preferência por um time ou outro. 

Nunca tive hábito de ler contos, mas do ano passado para cá venho lido vários, e é algo que, hoje em dia, me chama muita atenção. Meu primeiro contato com a obra foi através de um anúncio da Galera Record, relacionado ao lançamento do livro, quase s-u-r-t-e-i fiquei muito empolgada. Alguns dias se passaram e eu recebi um convite para um evento fechado – brunch  –, que aconteceria em um hotel daqui do Rio de Janeiro. A princípio ficamos sabendo no e-mail que haveria um bate-papo, e posteriormente sessão de autógrafos com a Justine Larbalestier e Scott Westerfeld – que por sinal são casados –  então na mesma hora eu aceitei o convite e esperei ansiosamente para poder encontrá-los. Chegando lá, me deparei com o auditório repleto de fãs com os olhinhos brilhando, comigo foi o mesmo, confesso. Eles eram extremamente simpáticos e inteligentes. Chegando ao final do evento, após receber os autógrafos, fomos tirar foto, e eu fiz questão de separar aqui para mostrar a vocês, confiram abaixo!


Holly e Justine sempre discutiam – com provocações afáveis – a respeito a respeito da seguinte pergunta: Zumbis ou Unicórnios? Holly defendia os unicórnios, e Justine os Zumbis. Eis que um belo dia decidiram convidar mais autores para se juntarem e escreverem um livro que relacionasse ambos. Então tentavam, através de argumentos, convencer todos a sua volta o porquê de sua escolha. Por um lado, sempre achei os unicórnios criaturinhas fofas e dóceis, por outro, imaginava zumbis como seres do mal, que "existiam" apenas para comer cérebros e aterrorizar pessoas. Ficou decidido o seguinte: seis autores ficavam no time dos Zumbis, e seis no time dos Unicórnios, totalizando doze textos.

"O unicórnio era extremamente lindo, com o pelo longo prateado e cascos brilhantes, um charme indescritível e um enorme chifre espiralado de mais de 1 metro de comprimento que deveria estar fazendo a cabeça dele se arrastar no chão, levando em consideração as leis da física. (...)"  – Teste de Pureza - Naomi Novik (Unicórnios)

Os unicórnios eram caracterizados por serem criaturinhas fofas, com o poder de curar, porém não muito dóceis, eles tinham também seu lado atroz. Já os zumbis, ora gays rudes, ora "comedores de cérebros" – como eu já imaginava –  cada zumbi fora transformado por um motivo, achei esse ponto um tanto original. Apesar de preferir os unicórnios, tenho que dizer que os argumentos utilizados pela Justine no time dos zumbis são de grande valia. Diferentemente da vida real, as autoras, como capitãs, não poupavam palavras para as provocações, mas mesmo assim Holly era a mais afável, assim como os unicórnios.

"A pessoa no deserto ainda não estava muito perto do fim. A pele era cinzenta, mas estava intacta em sua maior parte, com apenas alguma feridas no rosto. Os olhos estavam leitosos no entanto. E pela boca ensanguentada, dava para dizer que ele tinha feito um banquete recentemente." – A noite do Baile - Libba Bray (Zumbis)

O livro conta com a participação de grandes e renomados autores, entre eles Cassandra Clare, Maureen Johnson, Meg Cabot, Scott Westerfeld dentre outros. Uma obra fantástica, digna de ser conferida de perto! Eu já escolhi o meu time...

E você, qual time prefere, Zumbis ou Unicórnios?

11 comentários:

  1. acho que ainda prefiro unicórnios, kkkkkkkkk

    Parece ser muito legal esse livro!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre quis ler esse livro. Comoo não li, não sei de que time sou, mas adoro unicornios e zumbis <3'
    Beijos~
    mutant-paradise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ainnnn fiquei com vontade de ler agora *.*



    http://simplesmenteassimj.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quero ler o livro desde a resenha explosiva da Pâm do Garota It! A sua só reforçou meus desejos!
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por você ter gostado da resenha, Vinícius!

      Abraço

      Excluir
  5. Quero muito ler! Sou apaixonada por zumbis, acho que irei fazer parte do #zombieteam hahaha <3 Tô louca para ler, ouço ótimas resenhas sobre ele... XX
    viverserfeliz-renata.blogspot.com

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?