Resenha - Star Trek e a Filosofia | Madras Editora




Jason T. Eberl é professor assistente de filosofia na Indiana University-Purdue University Indianapolis e autor de Thomistic Principles and Bioethics (2006). Kevin S. Decker é professor assistente de filosofia na Eastern Washington University. Eberl e Decker também editaram Star Wars e a Filosofia, publicado em língua portuguesa pela Madras Editora. 

Eis alguns depoimentos a respeito de Star Trek e a Filosofia: Audaciosamente indo para onde tantos já estiveram, esses 21 filósofos conseguiram realizar o impossível: descobrem novas maneiras de falar sobre esta que é a mais falada das franquias da TV. James B. South, editor de Buffy - A Caça Vampiros e a Filosofia (Madras Editora) Um banquete filosófico para trekkies e outros fãs de ficção científica.

Uma das coisas que tornam Star Trek e a Filosofia tão instigante é o ângulo filosófico frequentemente apresentado. A leitura deste livro magnífico prolongará e aprofundará este arrebatamento. Jorge J. E. Gracia, editor de A Paixão de Cristo e a Filosofia (Madras Editora) Star Trek, em todas as suas versões, continua sendo um dos mais filosoficamente fascinantes épicos da TV e do cinema. Star Trek e a Filosofia atrai o interesse tanto de filósofos como de fãs. Richard Hanley, autor de A Metafísica de Jornada nas Estrelas.

Star Trek (Jornada nas Estrelas) é uma série de televisão norte-americana de ficção científica criada por Gene Roddenberry, produzida pela Desilu Productions (mais tarde pela Paramount Television) e exibida pela NBC de 8 de setembro de 1966 até 3 de junho de 1969.

Apesar de seu título ser Star Trek, adquiriu o retrônimo de Star Trek: The Original Series para se diferenciar de suas sequências e do universo ficcional criado. Ela se passa no século XXIII. A série segue as aventuras da tripulação da nave estelar USS Enterprise, comandada pelo Capitão James T. Kirk, o Primeiro Oficial Comandante Spock e o Oficial Médico Chefe Leonard McCoy. O monólogo de introdução narrado por William Shatner em cada episódio estabelece o propósito da nave:
"Espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Em sua missão de cinco anos... para explorar novos mundos... para pesquisar novas vidas... novas civilizações... audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve."
Quando Star Trek estreou na NBC em 1966 não foi um sucesso. Inicialmente, seus Nielsen Ratings foram baixos. Antes do final da primeira temporada, alguns executivos da NBC queriam cancelar o programa devido aos seus indíces baixos de audiência. Ao final de sua segunda temporada, a série foi quase cancelada novamente. Devido a uma campanhas dos fãs, a série recebeu uma terceira temporada, porém a NBC mudou o dia de exibição para o "horário da morte" de sexta-feira, 22:00. Star Trek foi cancelada ao final de sua terceira temporada depois de 79 episódios. 

Entretanto, isso foi o suficiente para o programa ir para a sindicação, permitindo se tornar extremamente popular com reprises durante a década de 1970. O sucesso do programa foi seguido por outras cinco séries de televisão e onze filmes. O Guinness World Records reconhece Star Trek como a série de televisão com o maior número de spin-offs da história.

O autor nos traz interpretações, de diversas situações que sucederam no decorrer da série. É uma análise filosófica intensa que nos permite enxergar além das cenas. Fazendo pesquisas em torno do século XX e XXI; sobre o povo alemão e o Holocausto. Há também, cenas interpretadas pela filosofia, justamente, fazendo com que Belloc e Nietzsche apareça. Em uma leitura prazerosa, acabamos tempo uma aula e tanto. Livro mais que indicado para que aprecia Star Trek e uma boa aula de filosofia. Fantástico.


Adquira já seu exemplar clicando aqui!

4 comentários:

  1. Bom dia Wanessa,

    Parece interessante para quem gosta do estilo de leitura....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um ótimo livro,estou na fase de ler livros com temas estratégicos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. uau, bem legal né?! Deve ser bacana pra quem gosta desse estilo, não traz muito meu interesse (:
    bjão:*

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
  4. Que legaaaaaaal, amo Star Treck!!! *---*

    bjsss

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?