Resenha - Baroak, a estrela | Cris Motta

Todos nós, seres humanos, temos um poder transformador. Os aparentes conflitos e incapacidades podem ser o combustível essencial para nos tornarmos grandiosos, levando a uma experiência fora do comum, uma experiência mágica. Beatriz Comarin é uma adolescente de treze anos que vive o conflito de sentir-se excluída do grupo de pessoas de sua idade, abrindo-se, apenas, às estrelas do céu – suas amigas confidentes. A mudança em sua vida começa quando seu pai, Carlos Comarin, é transferido a trabalho para a Arábia, e ela e sua mãe Helena são obrigadas a segui-lo. Lá, a jovem compra um pote de cristal em formato de estrela das mãos de uma misteriosa mercadora, que a aconselha a abri-lo apenas quando realmente precisar. Beatriz não imaginava que naquela estrela estava Clair Baroak, uma djinn para os orientais, um gênio para os ocidentais, que entra em sua vida e, entre paixões, dissabores, festas, viagens ao Chile, à Europa, e projetos de vida, a transforma completamente. Bia não só aprende sobre um mundo místico, como acaba fazendo parte de uma história que está apenas no começo. Por meio de uma linguagem simples e descontraída, o leitor identificará em Baroak – A estrela sentimentos que o acompanharão a vida inteira: o medo e a coragem.

Beatriz Comarin, com apenas treze anos de idade, era rica, inteligentíssima, e sonhadora, que deseja e muito ter seus pais ao seu lado, o que é praticamente impossível, e esse fator fica ainda pior após a mudança para a Arábia, por conta do emprego do seu pai. Isso acaba gerando um grande problema na vida da jovem, pois gerou uma difícil aceitação dela por parte das demais pessoas que lá viviam e que eram da mesma idade que ela. Mas uma coisa jamais a desamparava, o céu e as estrelas, as qual a menina nunca havia se desapegado sequer por um momento.

Em um passeio, fora à uma loja e ficou encantada por uma estrela. A vendedora explicou a Beatriz que não se tratava de uma estrela qualquer, e sim, uma estrela misteriosa, capaz de ajudá-la nas horas mais difíceis e momentos improváveis, mas para isso, ela só poderia abrir quando realmente estivesse precisando. Eis que a partir desse momento, Beatriz nunca mais foi a mesma.

Ao voltar ao seu país de origem, Brasil, ela foi pega de surpresa, mesmo desacreditada nesse tal 'poder mágico', ela agiu por impulso e abriu a caixinha. De repente surgiu uma djinn disposta a realizar três de seus desejos. Mas o que ninguém podia imaginar, é que as duas virasse amigas, por incrível que pareça, e isso acabou gerando uma reviravolta na vida de ambas.

Baroak é uma obra fantástica, repleto de romance e, por ora, suspense. De leitura rápida e dinâmica, acaba se tornando um breve vilão, pois o assunto abordado pela autora permitia que fosse desenvolvido em uma forma mais demorada, o que daria um segundo volume. Mas de qualquer forma, não deixa de ser uma escrita excepcional e super indicada para o público infanto-juvenil, e claro, para os demais que desejarem lê-la. Não irão se arrepender.

Sobre a Autora

Cris Motta nasceu no Rio de Janeiro, em 1974. Quando criança, ficava horas conversando com os personagens das histórias que inventava. Antes de embarcar no mundo mágico da literatura, formou-se em jornalismo e trabalhou em emissoras de rádio e televisão. Iniciou sua carreira na Rádio Tupi, posteriormente trabalhou na Rede Bandeirantes e, por último, na Rede Globo. Nesta empresa atuou nos programas Criança Esperança, Mais Você, entre outros. Atualmente, mora no Rio de Janeiro com seu marido e seus três filhos.

10 comentários:

  1. Que bacana esse livro
    Eu particularmente não conhecia
    Mas parece ser muito bom
    Ainda mais nacional

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,

    Um livro que eu não conhecia e que achei interessante...boa dica...parabéns pela resenha..abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelo carinho, Wanessa! E a história não termina aí... Já estou escrevendo Baroak 2!!! MIl beijos!:)

    ResponderExcluir
  4. Adoro ler resenhas de livros nacionais! Me parece um bom livro,só a capa que não me chamou muito atenção!

    http://llivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia o livro e a sinopse, mas não tinha lido nenhuma resenha ainda. Adorei a sua, a história se tornou ainda mais fantástica aos meus olhos e fiquei me perguntando aonde essa amizade poderia levá-las, haha. deve ser super aventureiro, e com um toque de suspense essencial, rs.
    Beijo!!!

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito fã do gênero, sabe? Mas até que fiquei curiosa, vou dar uma pesquisada ^^
    Beijos, Ni

    ResponderExcluir
  7. também não sou muito fã de livros assim, não é muito interessante. eu amo livros teen, tem post deles aqui? Idolo teen foi um livro que eu viajei total kkkk porq amei mt

    www.inadolescencia.com

    ResponderExcluir
  8. também não sou fã desse gênero, mas sou tipo uma garota que vive lendo linvros, quem sabe um dia eu não caso com um deles, adorei este blog ja que no meu é um pouco difícil encaixar minha sresenhas por mais qu eu goste meu publico não é muito fã estou aprimorando isso logo logo virão resenhas no people crazys.

    Faz uma visita ?
    http://peoplecrazystipoeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. nossa, que ótimo vlh!
    eu quero ler tudo rs
    adoor coisas novas


    @esteffanifontes - tt
    Aos Dezesseis Anos - aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ganhei esse livro em uma promoção e até agora não o li, mais com certeza em 2013 vou ler.
    Adorei sua resenha, parabéns.
    Beijos e Feliz Natal
    Brubs

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?