Resenha - O Diário de Suzana para Nicolas

Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. 

No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? 

Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.

Esse é o primeiro livro do James Patterson no qual leio e, consequentemente, faço a resenha. Sempre tive interesse pelos seus livros, já que tantos leitores aprovam sua escrita. Entretanto, não tenho nada a reclamar da diagramação, capa, tipo de páginas - amarelas, o que me agrada bastante -, e todo o restante. Seria capaz de dar 5/5 estrelas, mas, por conta do final do livro, isso não será possível. Não se trata de uma historinha qualquer, o tema que o autor propôs poderia ser melhor desenvolvido à chegar a um final surpreendente. 

Todos - ou pelo menos a maioria - dos capítulos são iniciados de uma forma um tanto original, justamente como os diários. "O Diário de Suzana para Nicolas" é característico por ter uma linguagem bastante sutil e, por ora, marcante. 

"Doeu muito ler aquelas páginas. A dose tinha ido muito além do que ela conseguia suportar. Matt havia alertado no bilhete de que isso poderia acontecer, e aconteceu." 
Página 103

Apesar de não seguirem exatamente o mesmo parâmetro, vi uma breve semelhança entre a escrita do James Patterson com o Nicholas Sparks. Por quê será? Acredito eu que seja por certas características utilizadas, oscilando entre o amor, perda, desespero, saudade, lembranças, decepções, surpresas, notícias inesperadas que podem ser boas ou más dependendo do ponto de vista de cada personagem.

Como eu havia dito anteriormente aqui na resenha, o autor poderia ter brincado um pouco mais com um final, já que o tema do livro o permitia fazer isso. Mas de qualquer forma, não deixa de ser uma obra de romance e tanta. Sem dúvidas será uma ótima pedida para os fãs de um bom e velho romance e, os fãs do J.Patterson, que se identificam com a escrita do mesmo.

» Play list 

- Sutilmente - Skank
- Só Nós Dois - Detonautas 
- Pra Você Guardei o Amor - Nando Reis

Sobre o Autor

Depois que James Patterson se aposentou da publicidade em 1996, dedicou seu tempo à escrita de romances. A maioria dos romances giram em torno de seu personagem Alex Cross, um psicólogo forense, que anteriormente trabalhou no Departamento de Policia de Washington e no FBI, mas que agora trabalha como consultor de psicologia para o governo. 
Os livros com o personagem Alex Cross é o seu romance mais popular e mais vendido da série de detetives dos Estados Unidos nos últimos dez anos. Patterson escreveu 71 romances em 33 anos. Seus romances esteve 19 vezes consecutivos como um Best-Sellers, segundo o jornal The New York Times, e detém o recorde do jornal The New York Times por ter os títulos de ficção de capa dura mais vendido por um único autor, num total de 63, que é também um recorde mundial. Seus romances representam um em cada 17 romances de capa dura vendidos nos Estados Unidos e nos últimos anos seus romances já venderam mais cópias do que os de Stephen King, John Grisham e Dan Brown juntos. Ele é o primeiro autor a ter os seus romances como o 1º Best-Sellers no jornal The New York Times para adultos e o 1º Best-Sellers para crianças simultaneamente. Ele já apareceu na série de TV Os Simpsons e na série policial Castle, como ele mesmo.

15 comentários:

  1. Nossa louca pra comprar esse livro :D parece ser muito bom :D

    talento-feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já li esse livro e me emocionei bastante...
    E foi para os meus favoritos, amei, amei e amei esse livro !
    Concordo com sua resenha :D
    Beijos
    neversaynever-believe. blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Wan,
    Super bacana essa resenha, gostei da indicação...
    Ai meu Deus, fiquei curiosa pra saber o que estaria escrito nesse diário, provavelmente eu sofreria junto com a Katie! rs
    Beijo, tenha uma ótima sexta-feira
     Just Carol

    ResponderExcluir
  4. Uau, história intensa e carregada... senti a mesma sensação de perca e abandono de quando li "Ladrão de Almas" e sinceramente, apesar da resenha ser perfeita, não estou pronta para ter uma sobrecarga de uma construção de amor página a página e que possa acabar no final! Esse eu vou passar!

    bjokas e ótimo trabalho!
    http://sonhosliterario.blogspot.com.br/

    Ps. Amei o Play lista... excelente escolha!

    ResponderExcluir
  5. Gente este livro deve ser perfeito.
    Tem o filme?
    Beijos Doces...
    http://blogstayy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi flor,

    Ah esse livro eu li já tem um tempo, mas posso me lembra os detalhes, esse livro me emocionou de um forma fora do comum. Realmente o final dele deixou a deseja um pouco, não me surpreendeu da forma que esperava, mas gostei bastante
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  7. Parece-me uma boa sugestão de leitura.
    beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Parabéns pela resenha.
    Tenho muito interesse em ler esse livro, me falam tão bem dele. Já li um livro do James, mas não me apaixonei tanto por ele com o muitos já se apaixonaram pela sua narrativa.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. fiquei com vontade de ler o livro.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante a resenha me faz pensar em querer ler esse livro ainda mais para descobrir qual é o final.

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde,


    Esse livro esta na minha lista de desejados...boa dica...parabéns pela resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. me interessei pleo livro, ainda nao tinha lido resenha dele acredita? xp

    ResponderExcluir
  13. Super me interessei, adoro esse tipo de livros!

    beijo
    www.misssainha.com

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelo carinho em meu blog...
    Bjs e linda semana

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?