Resenha - Anjo Mecânico | Cassandra Clare

As Peças Infernais - Livro 1



Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo. 

Tessa Gray é uma jovem de apenas 16 anos, e mesmo parecendo ser uma mocinha indefesa, precisa cruzar o oceano de Nova York à Londres vitoriana para encontrar o irmão mais velho. Com a morte de tia Harriet, ela não tem outra escolha senão ir morar com Nathaniel, o único parente vivo. Porém, para sua grande surpresa, ao desembarcar, Tessa é imediatamente sequestrada pelas irmãos Black e Dark, duas senhoras nada simpáticas que também mantêm Nathaniel em cativeiro. A segunda novidade é que a srta. Gray não é nem um pouco indefesa. Dona do estranho poder de se transformar em qualquer um apenas ao tocar em algum pertence dessa pessoa, a menina é um objeto valioso para os membros do Clube Pandemônio, uma organização secreta mantida pelas Irmãs Sombrias.

Como nada no submundo escapa do conhecimento dos Caçadores de Sombras, Tessa é logo resgatada por eles, encontrando abrigo no Instituto de Londres. Mas as portas do esconderijo, que só podem ser abertas pelos Caçadores de Sombras, protegem Tessa apenas parcialmente. Do lado de fora está se desenrolando uma verdadeira caçada em seu nome, e o Magistrado fará qualquer coisa para tê-la sob seu poder. Com a ajuda de bizarras máquinas humanoides, os autômatos, o novo líder das forças do mal em Londres se infiltrará na cidade, nos becos do submundo e em todo o caminho, até alcançar o coração dos Caçadores de Sombras. Junto ao temperamental e misterioso Will, e seu melhor amigo James, cuja frágil beleza esconde um terrível segredo, Tessa vai aprender a usar seu poder e conquistar um lugar ao lado deles na batalha. Tudo isso para tentar descobrir quem é o Magistrado e qual é a origem de sua habilidade sobrenatural. E sem que ele se esqueça, é claro, de tentar controlar a atração que sente pelos dois garotos. Afinal, muitas vezes o amor é mais poderoso do que qualquer magia.

"  Essas coisas mecânicas me dão nervoso. Elas...  Interrompeu-se, olhando para além de Tessa." 
(Pág. 267)

A princípio, o livro me chamou muito a atenção, primeiro: Pela capa magnífica, segundo: Pela sua  história fantástica! Pois é, assim que comecei a ler a obra, percebi que estava certa e, de toda forma, ainda fora capaz de superar as minhas melhores expectativas. Contudo, posso afirmar que a Cassandra foi 'ousada' ao arriscar essa significante escrita.

Por toda a trama, nos deparamos com jovens aventureiros que viveram há muitos e muitos anos atrás - 1878. Uma estória envolvente, cativante, e a cima de tudo, uma ótima construção dos  personagens e dos diálogos, principalmente. Nos podemos esquecer de que a autora utiliza o romance para 'quebrar um pouco o gelo'. 

– Submundo? Está falando dos sobrenaturais, como feiticeiros, lincantropes e afins? Há níveis de sociedade, sra. Branwell. Um mundano como eu pode se tornar sócio do clube. Mas os presidentes, aqueles que comandam a empresa, são integrantes do Submundo. Feiticeiros, lincantropes, vampiros. O povo das fadas nos evita, no entanto. Muitos comandantes de indústrias, rodovias, fábricas e coisas do tipo para elas. Detestam estas coisas. – Balançou a cabeça. – Adoráveis criaturas, as fadas, mas temo que o progresso seja o fim delas." 
(Pág. 125)

Um livro extremamente preciso e muito bem escrito. Judith faz de sua obra um quebra-cabeça, nos deixando ir à loucura por alguns momentos. No começo, algumas pistas, momentos que jamais podem ser passados como despercebidos. No fina, tudo, nos mínimos detalhes, se encaixa, provocando ao mesmo tempo uma sensação de alívio, como um doce desejo/sensação de 'quero mais'. 

Sobre a Autora

Cassandra Clare, pseudônimo de Judith Rumelt, é filha de pais norte-americanos, nascida em Teerã, no Irã. Passou grande parte de sua infância viajando pelo mundo com sua família. Viveu na França, Inglaterra e Suíça antes de completar dez anos de idade. Com as frequentes mudanças de sua família, Clare encontrou familiaridade nos livros e sempre encontrava-se com um debaixo do braço. Estudou em um colégio de Los Angeles, onde ela costumava escrever estórias para divertir seus colegas, incluindo um romance épico chamado "The Beautiful Cassandra", baseado na estória homônimo de Jane Austen.
Após a faculdade, Clare começou a trabalhar em inúmeras revistas de entretenimento e tabloides, incluindo The Hollywood Reporter. Em seu tempo livre, escrevia fanfics de Harry Potter.
Ela também é amiga da escritora Holly Black, e seus livros ocasionalmente se coincidem, com Clare mencionando personagens dos livros de Black e vice-versa.

21 comentários:

  1. Parece ser ótimo!
    Não conhecia ainda.

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket

    ResponderExcluir
  2. Segue o meu blog, beijos e ja estou te seguindo , seu blog é demais

    http://tantofazgalera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Wanessa! Já li Anjo Mecânico e curti bastante. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Fiquei intrigado, pois aprecio história e o submundo.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li quelida, sou péssima leitora e a filha lê por mim..kkk
    Passando para desejar
    Boa quarta!
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  6. Não conheço o livro, mas gostei da resenha.
    Beijos,

    www.chadatarde.com

    ResponderExcluir
  7. Parece tão bom quanto a Serie instrumentos mortais.
    Já está minha lista :)

    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bacana a dica, não li.
    Bjos

    Aline
    http://comprasdemulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Caraca, estou doido por esse livro!!! :O bj bj.

    ResponderExcluir
  10. Oii
    adorei a resenha, quero ler o livro
    bjs
    http://cosmeticosbelezasaude.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Bem interessante a história!
    Bjos!
    amonailart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu acabei de ler esse livro esses dias... o começo dele achei interessante... depois ficou chatinho... mas quando acabou fiquei morrendo de vontade de ler os outros hauhauahua. Muito bom.

    Obrigada pelo comentário lá no blog... já estou seguindo aqui :)

    Bjão

    www.compreiporai.com

    ResponderExcluir
  13. Passando para desejar
    Boa quarta!
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  14. Estou sempre me deparando com ótimos comentários sobre este livro. Realmente a capa chama super a atenção. Só preciso mesmo por minha leitura em dia para fazer novas compras, mas parabéns pela resenha!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Quero ler muito esse libro.
    Achei muito interessante.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi querida te seguido, adorei seu blog, muito show... Adoraria que seguisse o meu tbm!!!
    Bjs...

    http://www.perfumesdapam.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não tinha visto nada sobre esse livro, parece bem interessante.
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Essa história também me chamou atenção assim como a capa, bom saber que é bom realmente. :)

    ResponderExcluir
  19. Preciso desse livro! Adorei a resenha, o livro realmente parece ser tudo isso e muito mais!
    Mas quero ler Os Instrumentos Mortais primeiro hehehe

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  20. Adorei a dica, achei super interessante, vou ver
    bjsss

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?