Resenha - Inteligência Prática

A capacidade mental de lidar com os desafios e as oportunidades da vida

Tendo como ponto de partida o conceito de Inteligências Múltiplas de Gardner, passando pela Inteligência Emocional de Goleman, pela Inteligência Social de sua própria autoria, Karl Albrecht apresenta agora os conceitos da Inteligência Pratica (IP) e a qualifica como uma das habilidades de vida fundamentais e oferece uma estrutura conceitual para definir e descrever o bom senso. Albrecht explica os aspectos científicos da inteligência prática e a aborda de um modo objetivo, com exemplos concretos, histórias, cases e exercícios práticos. Karl Albrecht, mostra como as pessoas com inteligência prática podem empregar habilidades de linguagem, tomar decisões melhores, pensar em termos de opções e possibilidades, adotar a ambiguidade e a complexidade, articular problemas claramente e procurar soluções, ter idéias originais e influenciar as idéias dos outros.


Albrecht mostra que as habilidades de todos podem ser aprimoradas com a educação e o treinamento adequados e desafia todos nós a aperfeiçoarmos nossas próprias habilidades e ajudarmos os outros a desenvolverem suas capacidades de inteligência prática. Albrecht descreve a estrutura real do bom senso. Ele apresenta os quatro hábitos mentais fundamentais que podem destravar a capacidade mental: desenvolver flexibilidade mental; pensamento afirmativo; adotar hábitos de linguagem que sejam semanticamente sadios e valorizar idéias.Então ele nos mostra, passo a passo, como desenvolver as quatro “mega-habilidades” integradoras do Pensamento Bivergente, Pensamento Helicóptero, Pensamento Intulógico e Pensamento Visceracional. Albrecht divide o livro em exemplos, ilustrações, histórias e exercícios para nos guiar para níveis cada vez mais altos de inteligência prática. Albrecht explica os aspectos científicos da inteligência prática e a aborda de um modo objetivo, com exemplos concretos, histórias, cases e exercícios práticos.

O Inteligência Prática traz uma ideia que a cada dia vem se tornando carro chefe de muitos autores. Ele aplica a teoria das múltiplas inteligências no desenvolvimento da capacidade de flexibilidade mental, no pensamento afirmativo e em uma linguagem que valorize as ideias. Ajudando assim, nosso sábio entendimento de conseguir superar os desafios e saber agir diante às oportunidades impostas pela vida. Tudo que lemos, entendemos e, consequentemente pomos em prática. Um livro cativante, de uma escrita excepcional e, estrutura coerente.

"Este livro brilhante, vívido e inteligente nos traz novos meios para a matéria cinzenta. Por vezes, altamente elaborado e outras, hilário, Inteligência Prática continuará sendo um excelente livro de consulta, por apresentar o melhor método sobre como pensar bem."
– Jean Houston, autor, The Possible Human


Adquira já o seu exemplar aqui!


Sobre o Autor


Karl Albrecht
Consultor empresarial, conselheiro executivo, futurista, palestrante e autor. Chairman da Karl Albrecht International, ele supervisiona a aplicação prática de suas idéias através de consultoria, seminários e publicações. É autor do best-seller Inteligência Social publicado pela M.Books em 2006.

18 comentários:

  1. Parece ser bem legal !

    site : isastrondisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,

    Parece ser interessante, não conhecia...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha, proposta bastante interessante!

    beijos,
    Luana

    www.belasperolas.blogspot.com
    @belasperolas

    ResponderExcluir
  4. Parece ser bem interessante, eu li "Inteligência emocional" e gostei muito, mas como sou bem eclética quanto ao meu gosto por livros, agora estou lendo um espírita, gosto de variar...


    Bjos,

    Mony
    @ubsobreesmaltes
    http://umblogsobreesmaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Preciso muito ler esse livro! Não é um tipo de livro que eu leria para passar o tempo, mas sim para adquirir com certeza um aprendizado rs

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com - eu voltei! rs

    ResponderExcluir
  6. Pois é Wanessa, eu gostaria realmente de ter paciência pra livros mais técnicos, assim como de auto-ajuda e por aí vai. Mas infelizmente não consigo.

    Quando penso em adquirir algum livro do gênero, sempre acabo comprando outro estilo. E os que chegam a mim, eu escanteio. Foda isso.

    A resenha ficou ótima, para quem gosta do assunto.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Já li livros do gênero, e nos faz refletir bastante sobre muita coisa.
    Está aí uma proposta interessante de leitura.

    Grande beijo
    satierff.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie Wanessa.
    Vi conhecer seu blog e amei as indicações de leitura.
    Gosto muito de livros assim!
    O aprendizado que se tira é sempre bom, para a nossa vida!
    Bjs...
    http://apesardos50.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Passando pra lhe desejar uma boa semana!
    Beeijosmil ;*

    http://o-que-ninguem-ve.blogspot.com.br/
    "Quem em cada pouco põe muito, merece ser feliz. E muito!" (Tati Bernardi)

    ResponderExcluir
  10. Nossa esse livro parece muito complicado pra mim KKK, beijos.
    http://fasesdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que livro legal! Fiquei interessada!

    Super beijos e ótimo domingo!

    http://tatystyle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. 25mil acessos? mais de 1000 seguidores? Já tenho um blog como espelho, espero que um dia eu chegue a esses números. Nem preciso dizer que esse blog é excelente né? Está de parabéns.

    reload-aon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Muito boa essas dicas de livroos!!
    Bjs
    www.sugarblog.net

    ResponderExcluir
  14. O livro parece muito interessante! Agradecendo a visita. Bjs
    http://lookseetc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. o livro parece muito bom
    obrigada por compartilhar
    linda semana
    beijokas

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito desse tipo de livro, que exercita a mente e tals. Após a leitura posso me sentir até mais leve, esclarecida! A sensação é ótima e esse me parece bem interessante.
    Beijos ;]

    ResponderExcluir
  17. Quando era mais nova estava doente por este tipo de livro. Li até a exaustão, hehehehehehe.
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?