Cobertura - Bienal do Livro de Minas


Bienal homenageia Carlos Drummond de Andrade

O aniversário de Carlos Drummond de Andrade será tema de homenagens pela Bienal do Livro de Minas, que aos poucos vem anunciando novidades sobre sua programação. O evento terá um espaço especial para celebrar os 110 anos do poeta itabirano, com a leitura de poemas do autor. A Praça de Poesia Carlos Drummond de Andrade, como foi batizada, será palco para recitais diários e contará com a leitura de escritores e apaixonados pela obra do mineiro. 

A Bienal do Livro de Minas acontece entre os dias 18 e 27 de maio, no Expominas. O maior encontro literário do estado é realizado pela Fagga | GL exhibitions, em parceria com a Câmara Mineira do Livro.


Bienal do Livro de Minas presta homenagem a Bartolomeu Campos de Queirós

O escritor Bartolomeu Campos de Queirós, falecido em janeiro deste ano, será o grande homenageado da Bienal do Livro de Minas Gerais. O evento, que acontece entre os dias 18 e 27 de maio, em Belo Horizonte, integrará a obra do autor à programação de atividades infantojuvenis. 

A principal ação será a criação da “Biblioteca Mirim Bartolomeu Campos de Queirós”, que disponibilizará centenas de títulos para leitura dos visitantes. O espaço foi pensado com o objetivo de valorizar a prática literária entre crianças e adolescentes, tema que mobilizou o autor ao longo de toda sua vida. Narrativas e personagens criados pelo mineiro também farão parte das contações de histórias agendadas.

Para o público adulto, a Bienal adiantou que será realizada uma sessão no Café Literário em homenagem ao autor. Aqui, ganha destaque outro lado da obra de Bartolomeu, que lançou apenas um romance em vida, o belo Vermelho Amargo, pela Cosac Naify. Pela mesma editora, o escritor deixou um livro inédito, Elefante, ainda sem previsão de lançamento. 

A Bienal do Livro de Minas é realizada pela Fagga | GL exhibitions, em parceria com a Câmara Mineira do Livro.

Bienal do Livro de Minas anuncia curador para edição 2012
 
Afonso Borges será responsável pela programação do Café Literário, principal espaço de debates do evento confirmado para maio do próximo ano
 
Com o objetivo de inovar em sua programação para 2012, a Bienal do Livro Minas escolheu o escritor e produtor cultural Afonso Borges para o posto de curador da terceira edição do evento, que acontece de 18 a 27 de maio, no Expominas. Figura de destaque no cenário literário, Borges é responsável há 25 anos pelo projeto Sempre um Papo, que já realizou cerca de 4.500 encontros com diversas personalidades de reconhecimento mundial em 30 cidades brasileiras.
 
O curador terá em mãos o desafio de escalar os convidados do Café Literário, principal centro de debates do evento que reúne escritores, críticos, jornalistas leitores. A respeito disso, adianta que o objetivo do encontro será eleger temas e convidados que se aproximem dos assuntos do dia-a-dia dos leitores. “O Café trará os mais interessantes escritores brasileiros”, anuncia Borges, que considera como “segredo para uma boa escolha dos convidados” a mistura de opiniões e personalidades. “Hoje temos novos talentos que vieram, na maioria, do mundo virtual e que estão revolucionando positivamente a literatura brasileira”, festeja.
 
Na última edição, o Café Literário reuniu escritores como Rubem Alves, Zuenir Ventura, Ruy Castro, Menalton Braff, Luiz Ruffato, além do saudoso Moacyr Scliar, falecido em 2011, entre outros importantes nomes. Cerca de 250 mil pessoas visitaram o Expominas em 10 dias de evento.
  
Em 2012, os organizadores Fagga Eventos l GL events e a Câmara Mineira do Livro vão diversificar as atividades culturais no evento através de uma série de novidades na programação. “A Bienal é fundamental para a divulgação do livro e do autor. É um momento em que a Literatura entra na pauta do dia e insere a leitura no contexto da vida do cidadão”, afirma o novo curador.
  
INOVAÇÕES NA PROGRAMAÇÃO
Para oferecer novas experiências ao público do evento, a Bienal lança em 2012 dois espaços em sua programação: Território Jovem e Livro Encenado. O primeiro promoverá uma série de debates sobre temas da atualidade e de interesse dos adolescentes. E o segundo trará atores e personalidades para leitura dramatizada de textos clássicos da literatura nacional. “Nossa intenção é unir o que já temos de consagrado, o que é sucesso, com ainda mais novidades”, conta a Gerente Geral do Evento, Tatiana Zaccaro.
 
Já consagrados entre o público, outros momentos do evento continuam na programação, como o Circo das Letras, as Atividades Infantis e a Goleada Literária, que traz debates e conversas sobre futebol e literatura com quem mais entende do assunto.
 
O CURADOR
Afonso Borges é criador do Projeto Sempre Um Papo, que completou 25 anos de existência em 2011. Além disso, é também autor de quatro livros, um deles publicado na Argentina e na Suíça, já escreveu em diversos jornais e revistas e colaborou em trabalhos de outros escritores como Fernando Morais, em Chatô - O Rei do Brasil, e Humberto Werneck, no livro O Desatino da Rapaziada.

Bienal anuncia criação de espaço que une teatro e literatura

Projeto foi batizado de Livro Encenado e terá participação de renomados atores e atrizes para a interpretação de obras clássicas 

O ator, diretor e produtor Carlos Gradim é o nome confirmado para exercer a curadoria do Livro Encenado, uma das principais inovações da Bienal do Livro de Minas, que acontece entre os dias 18 e 27 de maio, no Expominas. O espaço será o local do encontro entre o livro e o teatro, no qual renomados atores e atrizes farão leituras dramatizadas de grandes obras da literatura brasileira, a exemplo do que já acontece na Bienal do Rio, também organizada pela Fagga | GL exhibitions. A novidade chega por aqui com o objetivo de aproximar o grande público do universo das palavras, através de textos clássicos e consagrados da literatura.

Gradim, fundador da Odeon Companhia Teatral e gerente-executivo do Circuito Cultural Praça da Liberdade, adianta alguns pontos que serão trabalhados durante a Bienal, o maior evento literário do estado. “A transferência da literatura para o universo teatral é algo que me agrada muito. Nesse caminho, reuni temas, autores e discursos para criar um diálogo entre atores e público, a fim de criar uma experiência interativa em cena”, comenta.

De acordo com o curador, serão trabalhados quatro eixos centrais na programação do Livro Encenado: amor, felicidade, ódio e morte. O espaço abrigará ainda tributos ao dramaturgo Nelson Rodrigues e ao escritor Lúcio Cardoso, cujos centenários de nascimento estão sendo comemorados este ano. “Trabalharei ainda texto de autores como Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu, Rubem Alves, Marcelino Freire, entre outros, além dos homenageados, naturalmente”. Os nomes dos atores também serão anunciados em breve, mas prometem mostrar ao público todos os conflitos envolvidos pelos temas escolhidos.

Histórico
Esta será a terceira edição da Bienal do Livro de Minas. Em 2010, cerca de 250 mil pessoas passaram pelo Expominas ao longo de 10 dias de evento. Foram 100 horas de programação cultural e com a participação de 120 autores, de jornalistas e de personalidades em mais de 80 sessões culturais. A segunda edição da Bienal do Livro de Minas foi responsável pela venda de 700 mil livros, o que resultou em um faturamento de R$ 9 milhões.

A Bienal do Livro de Minas é realizada pela Fagga | GL exhibitions, em parceria com a Câmara Mineira do Livro.

12 comentários:

  1. Adorei o layout do seu blog, parabéns! :D

    Beijos,
    Carol Veronese
    http://retratoseretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que legal, ainda quero ir em uma bienal do livro ^^

    ResponderExcluir
  3. super legal, quase nao tem esses eventos aqui na minha cidade ;/
    bjinhos
    Grazi
    www.fitabonita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Hey, tudo bem?
    Primeira vez que passo aqui. (:
    Ahh, é nessas horas que eu queria morar em Minas. (y) Eu adoro bienais, mas aqui na minha cidade nunca tem.
    Flor, gostei muito do seu blog. Já estou seguindo ele. Passa lá no meu também?
    http://penny-lane-blog.blogspot.com.br/
    Se gostar, segue?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi como vai?
    é minha primeira vez aqui no blog e estou gostando bastante dos posts, aqui na minha cidade não tem bienal, so em algumas cidades visinhas o que são um pouquinho longe, mas creio q um dia irei conseguir ir em uma. O layout do seu blog está demais, mudei o meu esses dias passa lá. Seguindo se puder e gostar do meu siga também.

    @hyuugamarcos

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii!
    Achei super legal as atrações da Bienal, tenho certeza de que será ótima!
    Ano passado eu fui na daqui de Salvador e foi bem legal, apesar de os preços dos livros estarem altíssimos.
    Seguindo ;)
    Bjoo ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. q legal a homenagem!! adoro ir em bienais! bjs
    http://avidademalu.blogspot.com/ http://ohmygood-omg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu amoooo ler , enfim um blog de livros descente , amei aqui *-*
    http://proveiuseigostei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. amo ler, super legal a homenagem ! adoro bienais :)

    >> http://estilo4u.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Wanessa,

    Acho demais esses eventos, logo teremos aqui em Brasília também, belo post, passa lá no blog depois...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. O evento parece ser mto bacana, mas n moro perto.
    Feliz páscoa!
    by: Veve Pink
    http://portal-pattys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, parabéns pela cobertura e por compartilhá-la.
    Passando para conhecer o seu blog, adorei! Seguindo.
    Passe no meu blog, se gostar siga-o também!? Bjokas
    http://www.glamooursecrets.com/
    http://www.facebook.com/glamoursecret

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?