Resenha - Devaneios Literários

"Nenhum homem é uma ilha, um ser inteiro em si mesmo"... O fragmento do famoso poema de John Donne abre as portas do Blog que dá nome a este Livro. E não por acaso. Por não se sentir uma ilha, mas um ser imenso em um mundo de contrastes, a autora deu início a uma coletânea de divagações literárias - obras do pensamento de um ser em movimento, atuante e observador do cotidiano. Este livro é uma coletânea das melhores crônicas publicadas em cinco anos de devaneios.

"Num tempo em que as palavras abundam e a vontade de ler é tão pequena, num tempo de tantas ideias e tão pouca filosofia, escrevo como para deixar uma lápide pessoal para a história. Nada de especial. Talvez nada tão importante, mas um grito diminuto, silencioso, de alguém que insiste em viver pela palavra, pela filosofia, pelas ideias e pela possibilidade de tudo isso."


Bom, primeiramente eu agradeço à Mariana, autora parceira do blog por ter cedido dois exemplares, sendo um para resenha e o outro para sorteio - que ainda está por vir. 
Uma obra surpreendentemente incrível. A linguagem informal e descolada, que nos mostra a cada ponto, e a cada vírgula sobre a personalidade da autora e o seu pensamento, único - se é que podemos dizer assim. 
O livro aborda diversos momentos vivenciados pela autora durante cinco anos. A cada passo, a cada viagem, a cada praia e amigos, sol e chuva, pontos e vírgulas, enfim, a cada momento e uma estória diferente e inesquecível, que pôde ser compartilhada com todos nós, leitores.

Sobre a autora

Mariana Colares nasceu em Pelotas, em 14 de outubro de 1972. Era uma mocinha revolucionária, mulher de João Amazonas, heróis do tempo da "comuna" e do imaginário dos jovens daquela conturbada época. Por isso diz ter a revolta em si e em tudo que cria. Mas uma revolta pacífica e construtiva, como poucas têm condições de realmente ser. Fora criada entre livros, e sempre estimulada pelos pais, aos 6 anos escreveu a primeira redação na escola, impressionando a professora, que chamou a mãe para falar da filha que "escrevia muito mais do que as outras crianças". Aos 13 anos, escreveu a sua primeira peça teatral. Aos 19 anos iniciou o projeto que chamou Devaneios Literários (crônicas) - uma seleção de prosa e poesia que encheu pastas e mais pastas até vir a publicá-la. Em 2010 fora lançado pela editora Bookess. Atualmente divide-se entre os afazeres da escrita e a profissão de formação (Direito). Colabora com o blog Devaneios Literários e o site Comunidade Literária Benfazeja, em ambos como cronistas.

13 comentários:

  1. Adorei o livro e saber sobre a escritora ;D Mas gosto mais de outros tipo de livros,com histórias marcantes,românticas e etc.

    Bjão!

    http://www.meianoitebr.com/

    ResponderExcluir
  2. Hum, conterrânea... Gostei.
    Pelo visto é um livro diferente, mas tem seus pontos fortes, uma linguagem diferente e um modo diferente de ver coisas simples e cotidianas da vida. Gostei, fiquei interessada.. Vou participar do sorteio, me avisa..

    Beijos

    TeLa
    Penseira Literária

    ResponderExcluir
  3. Gostei, bem diferente. Fiquei na curiosidade de ler =D.

    Bjs
    Ps: Vou estar na espera do sorteio desse livro =D

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. Parece ser legal vou adicionar a minha listinha de livro rsrs


    http://sweetdremss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que legal, gostei muito do livro e de saber sobre a autora.
    Aguardo o sorteio!

    Um beijo
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  6. parabéns pelo livro Mariana Colares.. e parabéns pela resenha... vou indicar para Ju ela vai gostar do livro...

    http://www.facebook.com/pages/Novos-Escritores/173165846109748

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Wanessa,

    Li e resenhei esse livro no blog, gostei muito e achei excelente, gostei da sua rsenha, e a capa é linda...abçs.

    Tem resenha no blog, passa lá...:)

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da sua resenha, ficou completa e simples, dando para entender todo o enredo desse livro que eu ainda não conhecia. Imagino que esse livro deve ser bom, pelo menos pelo que eu li deu para ter uma ideia.

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi flor,
    Vi retribuir sua visita e estou seguindo seu blog já também sempre que puder virei te visitar e se quiser me visitar também ficarei super feliz...sobre o livro não conhecia ele mas achei interessante e legal saber sobre a autora também ainda mais sendo nacional...
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser bem interessante apesar da capa não me chamar atenção, mas desejo sorte e sucesso para a escritora.

    Tá rolando uma maratona lá no blog, se puderes participar ficaria muito agradecida.
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?
    Gosto muito de ler resenhas, mesmo não tendo o livro, tento observar, aprender e vê se gostarei do livro.
    Não conhecia o livo, mas gostei muito.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro, mas deve ser bem legal!!

    André Luiz
    www.viajandonoslivros.com

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?