Entrevistando: Fernanda Matias

1- Com quantos anos você se descobriu como escritora?
Desde criança, sempre gostei das letras, então ia na escola com minha irmã antes de entrar na pré-escola, e mesmo depois para ver o que iria aprender no futuro. Por isso, não sei bem quando começou a vontade de escrever. Aos 10 anos escrevia pequenos contos e poesias. Depois na faculdade, não conseguia fazer um bom trabalho se não estivesse contando a história daquele trabalho, assim sempre foi com artigos e trabalhos maiores como a dissertação. Em 2008 eu disse que iria escrever um livro e o comecei, depois veio outro,  mais outro, sempre sem terminar, até que surgiu a série evolução e eu terminei a história completa na minha cabeça. Então coloquei no papel e deu certo!
2- Como a sua família lidou com isso?

No início eles não colocaram muita fé de que iria "se tornar realidade", mas nunca me deram "um banho de água fria", tipo, não acreditavam muito, mas davam força, sabe? E foi meio que um choque quando eu disse que iria lançá-lo na Bienal de São Paulo.
3- Na sua opinião, qual público mais exigente: adulto ou jovem?

Ambos são exigentes de maneiras diferentes. O Jovem é mais da rapidez da narrativa, o adulto mais do detalhe. Como meus livros são para ambos, tento usar uma linguagem adequada para os dois. Agora estou escrevendo um livro mais adulto e para mulheres, um dos que comecei e não terminei. E demorei bastante para achar a linguagem certa, o tom certo da narrativa e que acho que agradará ao público adulto.
4- Como qual personagem você mais se identifica?

Da Série Evolução, o Sílvio. Ele tem um humor que às vezes parece muito com o meu, rs.
5- Na sua opinião, qual é a importância do blog para a divulgação de autores nacionais?

Olha, vou dizer que se não fossem os blogs, meu livro nunca seria conhecido, então devo tudo a vocês.
6- Já foi reconhecida como autora em algum lugar púbico? Como foi?

Sim, mas não eu, o livro. Foi num evento no Rio de Janeiro. No lugar tinha um evento paralelo e uma senhora olhava os livros e disse: "Esse livro é maravilhoso, eu comprei, vale a pena" dizendo para a amiga. Eu perguntei: " A senhora tem certeza de que é esse livro?" e ela disse "Sim tenho certeza". Fiquei tão surpresa com aquilo e feliz, porque ela não me conhecia e não estava falando para mim e sim para a colega. Foi muito legal ver o meu trabalho ser reconhecido assim.
7- Qual seu autor favorito? Por que?

Eu não tenho autor favorito porque cada trabalho é único e muitas vezes a gente gosta de um trabalho e não de outro. Como leio muito e muita coisa científica, vou dizer os três livros que li e gostei muito: Guardians da Luciane Rangel, Sábado à noite da Babi Dewet e Jardim de Escuridão da Bianca Carvalho. São todos nacionais e é praticamente o que tenho lido de literatura.
8- Está lendo algum livro no momento? Qual?

Estou lendo 10 a 15 livros didáticos para concurso, então sem comentários, rs.
9- Quais são seus planos futuros? 

Esse ano sai a continuação de Almas Gêmeas, O Lugar Proibido, e talvez mais um livro que não é da série, mas prefiro terminar de escrever para depois falar, rs.
10- Quer acrescentar mais alguma coisa?

A capa de Almas Gêmeas vai mudar para concordar com a continuação. Quem está fazendo é a Marina Ávila que tem um trabalho maravilhoso. A capa ficou divina e logo começo a divulgação.
"Queria agradecer ao carinho dos meus leitores e blogueiros, se hoje estou aqui fazendo essa entrevista é graças a vocês. Obrigada Wanessa por esse espaço e por divulgar a literatura nacional. Quero aproveitar para dizer que a série terá grandes mudanças, não só na parte estética, mas também no conteúdo. O segundo livro está muito bacana, então não deixem de conferir. E esse ano será cheio de novidades, que espero poder em primeira mão compartilhar com vocês. Deixo um beijo a todos."

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. legal, bom conhece-la melhor
    boa quarta, beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom gosto na escolha. Parabéns pela entrevista.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela entrevista.
    Ainda não conhecia a autora.

    http://funshunter.blogspot.com

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?