Biografia - Franz Kafka


Franz Kafka (Praga, 3 de julho de 1883 — Klosterneuburg, 3 de junho de 1924) foi um dos maiores escritores de ficção da língua alemã do século XX. Kafka nasceu numa família de classe média judia em Praga, Áustria-Hungria (atual República Checa). O corpo de obras suas escritas — a maioria incompleta e publicadas postumamente — destaca-se entre as mais influentes da literatura ocidental.
Seu estilo literário presente em obras como a novela A Metamorfose (1915) e romances incluindo O Processo (1925) e O Castelo (1926) retrata indivíduos preocupados em um pesadelo de um mundo impessoal e burocrático.

A escrita de Kafka é marcada pelo seu tom despegado, imparcial, atenciosa ao menor detalhe, e abrange os temas da alienação e perseguição. Os seus trabalhos mais conhecidos abrangem temas como as pequenas histórias A MetamorfoseUm artista da fome e os romances O ProcessoAmérica e O Castelo. Os seus contos são julgados como verdadeiros e realistas, em contato com o homem do século XXI, pois os personagens kafkianos sofrem de conflitos existenciais, como o homem de hoje. No mundo kafkiano, os personagens não sabem que rumo podem tomar, não sabem dos objetivos da sua vida, questionam seriamente a existência e acabam sós, diante de uma situação que não planejaram, pois todos os acontecimentos se viraram contra eles, não lhes oferecendo a oportunidade de se aproveitar da situação e, muitas vezes, nem mesmo de sair desta. Por isso, a temática da solidão como fuga, a paranoia e os delírios de influência estão muito ligados à obra kafkiana, sendo comum a existência de personagens secundários que espiam, e conspiram contra o protagonista das histórias de Kafka (geralmente homens, à exceção de alguns contos onde aparecem animais e raros onde a personagem principal é uma mulher). No fundo, estes protagonistas não são mais que projecções do próprio Kafka, onde ele expõe os seus medos, a sua angústia perante o mundo, a sua solidão interior, sua problemática em lidar com a família e círculo social.

6 comentários:

  1. Obrigada pela partilha...
    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  2. CARAAAAAAAAAAAAAAAY... BAIXEI EM PDF NESTANTE, "O CASTELO" DE KAFKA. JÁ LI A METAMORFOSE E ESTOU FUÇANDO OS SEBOS ATRÁS DE LIVROS DELE. MUITO BOM O PENSAMENTO KAFKANIANO.

    DEPOIS PASSA LÁ:
    http://thebigdogtales.blogspot.com/2012/01/lobisomens-persas-origem-7-parte.html

    ResponderExcluir
  3. que legal :)
    flor,aparece no meu blog!!
    nunca mais vi vc por la e to sempre aqi!
    bj
    www.chatofbeauty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!!

    Nunca li nada desse autor, mas tenho curiosidade, quem sabe um dia...boa dica...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. O Vanessa!
    Gosto muito de ler Kafka. Lembro muito do Processo, um livro que me marcou bastante. Ótimo compartilhar a biografia.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Eu já li A Metamorfose; recentemente, comprei O Processo e pretendo ler em breve.
    Gostei muito da transformação que há na família do protagonista dA Metamorfose, quando ele vira barata. Sua família até então totalmente dependente dele cresce, desde seu velho pai a sua irmã caçula.
    Abraços.

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?