Entrevista - Potter Maníacos



A editora Fundamento, de Curitiba, é símbolo das transformações operadas por Harry Potter no mercado editorial. Na última década, a empresa desviou o seu foco dos livros de autoajuda, que ainda edita, para o nicho juvenil, hoje a sua principal frente de atuação. No segmento, publica inúmeras séries, como A Lenda dos GuardiõesDiário Secreto de Sara Swan e As Chaves do Reino, títulos que são resultado do espaço aberto no mercado pela britânica J.K. Rowling. Mas não foram apenas novas séries de livros e legiões de leitores que Harry Potter criou. O menino bruxo da escritora britânica J.K. Rowling engendrou também um mercado que gira em torno de si mesmo.

São títulos como o dicionário Harry Potter de A a Z, o divertido Quadribol através dos Séculos, sobre o esporte praticado no universo de Rowling, e Harry Potter Pop-Up, com imagens dos cenários de filmes da série. Ou Harry Potter e a Filosofia, em que estudiosos de filosofia discutem os segredos da fictícia escola Hogwart, e O Destino de Harry Potter, recheado de teorias sobre o que acontecerá com a comunidade de Hogwart após o fim da saga estrelada pelo menino mago. 

A saga, por sinal, pode ter continuidade. A hoje bilionária J.K. Rowling já admitiu mais de uma vez que pode escrever um novo livro para a série. Mas prefere não firmar uma data, como maneira de não se comprometer com os leitores. “Se em dez anos eu quiser fazer outro, provavelmente vou fazer”, declarou por ocasião da première de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1.


Os leitores, no entanto, não devem esperar um outro Harry Potter para encarar uma nova leitura. Quem começa a ler ou toma gosto por livros com as linhas da escritora britânica costuma buscar outros títulos depois de encerrar – ou de reler – a série. “Harry Potter forma leitores e a leitura não é um hábito que se perde tão fácil”, diz Jorge Oakim, editor da Intrínseca. “Acredito que o adolescente fique por um tempo no mesmo campo literário, procurando algo que se conecte com a sua faixa etária, mas segue alimentando o hábito de ler, até encarar obras para adultos”, diz Adão Dias Paz, gerente de produtos editoriais da Fnac Porto Alegre.

A formação de leitores por Potter faz, inclusive, com que estudiosos como a literata Heloísa Buarque de Hollanda defendam a adoção do hit pelas escolas. “O hábito de literatura como entretenimento é algo fantástico, que propicia a alguns o interesse por outros tipos de literatura”, diz Heloísa. “A gente não tem esse hábito de ler best-seller na educação, quando se induz um aluno ou um filho a ler, é Machado de Assis que se oferece a ele. O problema é que essa ideia de introduzir apenas grandes autores não cria hábito de leitura, a garotada gosta de ler Harry Potter, que, aliás, tem uma qualidade literária inquestionável. Mas há um preconceito no Brasil, país ainda muito aristocrata, contra livros de entretenimento.”

Confira abaixo alguns casos de leitores que foram impulsionados pela saga de J.K Rowling.



Verônica Mancini, 21, designer
"Eu leio Harry Potter desde os 11 anos. Ele também tinha 11 no primeiro livro e eu costumo dizer que a gente cresceu junto.Harry Potter e a Pedra Filosofal foi o primeiro livro que eu li por vontade própria, depois de ouvir um primo meu elogiar. A partir daí, fiquei viciada. Depois que terminei de ler a série, passei para CrepúsculoOrgulho e Preconceito, da Jane Austen, que eu conheci pelo filme, e Percy JacksonAlice no País das Maravilhas está na minha fila. Até Harry Potter, eu achava que não conseguiria ler livros grandes. A série me fez perder o medo."


Gabriela Hesz, 22, publicitária
"Na quinta série, uma amiga me contou que estava lendo e adorando Harry Potter. A gente estava na aula de educação física, conversando em uma roda de meninas, e uma delas disse também recomendou. Eu comprei os dois primeiros números da série de uma vez, e li em duas semanas. A partir do terceiro, passei a encomendar e comprar no dia do lançamento. E, a partir do quinto, comecei a comprar em inglês, para ler antes da tradução em português, que eu também comprava, meses depois. Este ano, já li pelo menos vinte livros, como Crime e CastigoA Insustentável Leveza do SerO Cortiço Ensaio sobre a Lucidez, este pela segunda vez."



Francisco Neto, 18, estudante
“Quando a minha irmã começou a ler a saga, eu não tinha muito interesse, porque era novo, não tinha nem dez anos. Cheguei a começar o primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, várias vezes, mas acabava abandonando. Aos 12, fui até o fim e então não consegui parar mais. O hábito de ler me ajudou a encarar os livros de escola. Mesmo quando eu achava a obra chata, como Ana Terra, tinha paciência de ir até o final. Mas, quando é para ler para mim mesmo, escolho. Tentei ler Crepúsculo, mas não gostei, achei maçante. Senhor dos Anéis eu também não gostei, é descritivo demais. A (escritora) J. K. Rowling pega mais leve com a descrição.”



Fonte: http://veja.abril.com.br/

5 comentários:

  1. Muito legal ver jovens se interessando por leitura, realmente é um hábito que não se perde.
    bjo
    Lili
    http://peruasemacao.blogspot.com/
    @Peruas_em_Acao

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por visitar e seguir meu blog! Estou seguindo também!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o teu blog! =)
    Parabéns...

    'seguindo

    ResponderExcluir
  4. Oi linda, vim retribuir sua visita no meu blog e adorei o seu, vou seguir sim!!
    Amo ler e os livros do Harry Potter, apesar de ue já ter passados da adolescência a algum tempo, rs... eu adoro, aliás, acabei de chegar de Orlando que fui visitar o parque do Harry Potter, acredita?
    Beijinhosss :))
    Silvia
    Tem sorteio de make no blog!
    http://treinoebeleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amo toda a história do Harry , mas nunca peguei qualquer livro dele para ler ! Sempre vi filmes, só depois dos 15 anos peguei gosto pela leitura IUAHOIAUHAOIUHAO , sou ao contráio dos outros da minha idade , peguei gosto pela leitura quando li Lucíola , De José de Alencar . E apenas li por pedido do meu professor de literatura IUHAOIUAHAOIUHAOUHAO , mas contudo sou Potter Maníaca , beijão ;* e estou seguindo

    ResponderExcluir

O que você achou da postagem?